Com o sol a sorrir durante todo o fim de semana, o 21º Triatlo Internacional de Quarteira terminou em beleza com a segunda etapa da Taça de Portugal de Triatlo, uma das competições mais concorridas do calendário nacional que contou com cerca de 400 atletas.

Envolvidos numa moldura humana de apoio, disputaram a Taça de Portugal de Triatlo 27 clubes masculinos e 16 femininos.

O Sport Lisboa e Benfica venceu esta prova com os atletas Diogo Tomé, Miguel Arraiolos, Pedro Carvalho e José Tadeia, o Clube de Natação de Torres Novas posicionou-se no segundo lugar com os tempos dos atletas Gonçalo Oliveira, Pedro Afonso Razões, Francisco Carvalho e Dinis Ferreira e o Sporting Clube de Portugal fechou o pódio das equipas com José Ferreira, Afonso, Tiago Serrano e Filipe Marques.

João Mascarenhas, treinador do Benfica, explica que a equipa feminina tem feito duas épocas excelentes com muitas jovens a entrar já nas classificações absolutas da Taça e que a vitória coletiva masculina vem reforçar que o clube está na mesma orientação do que tem sido feito no feminino. «Temos muitos atletas em desenvolvimento com enorme potencial. É altura de aparecerem para começar a fazer a diferença», reforça o treinador.

Nas equipas femininas, o Sporting Clube de Portugal ganhou a etapa de Quarteira com Inês Oliveira, Joana Oliveira, Sofia Santos Rocha, o Sport Lisboa e Benfica ocupou a segunda posição do pódio com Catarina Santos, Cassilda Carvalho e Luisa Miranda e o Clube de Natação e Triatlo de Lisboa posicionou-se em terceiro lugar desta prova com as atletas Raquel Rocha, Tuxa Negri e Francisca Parente.

André Campos, treinador do Sporting Clube de Portugal, explicou que o objetivo era vencer em ambos os géneros, sabendo que a probabilidade nas mulheres era mais elevada «uma vez que conseguíamos ter toda a equipa disponível, ao contrário dos homens que seria mais complicado com a ausência de quatro elementos nas seleções nacionais.»

O treinador do Sporting comentou o desempenho individual das atletas: «a Inês (Oliveira) esteve sempre muito bem, vencendo a classificação individual, a sua irmã Joana subiu ao pódio na terceira posição da geral e a fechar tivemos a cadete Sofia Rocha que, apesar de um percalço no segmento de natação, fez uma grande recuperação permitindo fechar a equipa no lugar mais alto do pódio.»

Nas classificações gerais, foi o francês Nathan Lessman o atleta mais rápido a chegar à meta, Gonçalo Oliveira, do Clube de Natação de Torres Novas, ficou na segunda posição e Alejandro Cañas, do Estoril Praia Credibom, fechou o pódio absoluto masculino.

Inês Oliveira, do Sporting Clube de Portugal, venceu a geral feminina, Raquel Rocha, do CNATRIL Triatlo, terminou na segunda posição e Joana Oliveira, também do Sporting, fez terceiro lugar.

Parabéns a todas as equipas e ao público de Quarteira pelo seu incansável apoio!

Todos os resultados aqui

Veja a notícia da primeira etapa da Taça de Portugal no II Triatlo de Santo André aqui