Depois de Ricardo Batista ter conquistado dia 25 de março, a medalha de bronze na Taça do Mundo na Nova Zelândia, o seu irmão mais novo, João Nuno Batista, subiu ao pódio para receber também uma medalha, desta vez na Taça da Europa de Quarteira na categoria júnior.

Esta prova foi disputada na distância sprint (750 metros a nadar, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida).

João Nuno Batista, o triatleta nacional júnior que se sagrou vice-campeão mundial em Quarteira em 2021, fez uma natação muitíssimo competente, saindo da água na primeira posição muito destacado.

Começou o ciclismo isolado, para prosseguir num grupo de 15 elementos onde se encontrava também Rodrigo Pissarra, outro triatleta nacional. No ciclismo, o grupo trabalhou em conjunto para aumentar a distância para o grupo perseguidor. Terminado o segundo segmento, João Nuno entrou com os outros atletas no parque de transição, saindo para a corrida com 15” de diferença para o primeiro.

João Nuno Batista explica que partiu muito forte na natação, tendo-se isolado logo de início. «Saí do primeiro segmento a cerca de 15” dos atletas de trás, esperei por eles no ciclismo porque sabia que não conseguia fugir sozinho durante muito tempo». O triatleta júnior explica que se tratou de uma prova muito tática, onde se distribuiu o trabalho pelos atletas do grupo. «Na corrida acabámos por ficar incluídos num grupo de cinco elementos quando fomos apanhados por um atleta francês. Depois de um sprint longo com mais dois atletas franceses, onde dei tudo, terminei na terceira posição, a mesma que o meu irmão Ricardo (Batista) alcançou também, ontem, na Taça do Mundo da Nova Zelândia» O atleta júnior terminou com a declaração: «Foi uma prova incrível

Participaram também nesta prova, Rodrigo Pissarra que ficou na 18.ª posição,Gustavo do Canto foi 25º, e Manuel Bartolomeu 26º, João Vaz 37º, David Abreu 38º e Duarte Fernandes 51º.

Gabriel Santos não terminou a prova.

João Nuno Batista partilhou o pódio com dois franceses, Thomas Hansmaennel e Nils Serre Gehri, que ocuparam a primeira e segunda posição respetivamente.

A prova feminina da Taça da Europa na categoria júnior resultou num 18.º lugar para Maria Gonçalves, tendo Matilde Santos obtido a 26.ª posição e Letícia Magalhães a ser a 37.ª atleta a terminar a prova.

A prova foi ganha pela eslovaca Margarareta Vrablova, com as francesas Léa Houart e Manon Laporte a ficar em segundo e terceiro lugar respetivamente.

Parabéns a todos os atletas nacionais pelo seu desempenho nesta prova internacional.