João Nuno Batista venceu a Taça da Europa Júnior de Holten, na Holanda, que se disputou ao final da tarde desta sexta-feira.
O jovem triatleta português, ainda com idade de cadete, completou os 750 metros de natação, 20 kms de ciclismo e 5 km de corrida em 00:54:38, menos seis segundos do que o segundo classificado, o francês Tom Lerno, e menos 11 do que o espanhol Pelayo Turrez.
“Estava mesmo a precisar desta prova depois de tantas deceções. Apesar de não ter feito uma natação como queria, consegui apanhar o grupo da frente na transição. Na bicicleta, o grupo trabalhou bem e abrimos um espaço significativo para os perseguidores. Na corrida, comecei a um ritmo controlado e fui aumentando progressivamente até descolar todos os triatletas que vinham comigo. Estou muito satisfeito, correu bem”, resume João Nuno Batista, numa época marcada por quedas e algumas provas onde não terminou. Esta vitória surge uma semana depois do jovem português ter alcançado o 11º lugar no Campeonato do Mundo que se disputou em Montreal, Canadá
Na mesma prova, António Vaz concluiu no 13º posto, João Canadas foi 25º e Gustavo do Canto acabou na 40ª posição.
No sector feminino, Beatriz Pinto foi a melhor triatleta portuguesa em prova, terminando com 01:05:56, no 16º posto. Rafaele Cananó Silva foi 19ª classificada e Maria Gonçalves 23ª.
Todos os resultados aqui: