João Nuno Batista, nono classificado, e João Pereira, 10.º, foram este sábado (23/03) os portugueses mais rápidos na prova de elites masculinas da Taça da Europa de Quarteira de triatlo, vencida pelo britânico Hugo Milner. No sector feminino, Madalena Almeida, a única representante nacional, foi 21ª da geral.

Com 18 anos, João Nuno Batista, o triatleta mais novo na lista de inscritos, fez um percurso consistente nos três segmentos, enquanto João Pereira, de 36 anos, o mais velho na start list, fez uma prova de trás para a frente. Miguel Tiago Silva (18.º classificado, 1:45.47 horas), João Mansos (35.º, 1:48.18), Hugo Figueiredo (42.º, 1:51.16) e Pedro Afonso Gaspar (45.º, 1:53.36) foram os restantes atletas portugueses na prova de elites masculinos.
João Nuno Batista considerou o resultado “inacreditável”, uma vez que ainda tem idade de júnior e a prova de Quarteira foi a segunda que disputou na distância olímpica.  Já João Pereira, com mais de 20 anos dedicados à alta competição, mostrou-se feliz pelo colega mais novo: ” incrível saber que os fui inspirando ao longo do tempo”, afirmou o 140.º no ranking mundial, destacando ter “uma sensação de dever cumprido”.
* FTP com Lusa