O novo executivo tomou posse no Comité Olímpico de Portugal no dia 19 de novembro de 2021.
Dia 19 de novembro de 2021, tomaram posse os novos órgãos sociais da Federação de Triatlo de Portugal para o triénio 2021-2024, numa cerimónia que se realizou no Comité Olímpico de Portugal.

O presidente eleito Sérgio Dias, na sua primeira intervenção e depois de desejar as melhoras do Presidente do COP, Dr. José Manuel Constantino, iniciou o seu discurso afirmando o seu total compromisso ao assumir o cargo, agradecendo o trabalho desenvolvido pelos seus antecessores e estendendo o reconhecimento a todos aqueles que, ao longo de mais de 35 anos, deram o seu contributo para que o Triatlo alcançasse a notoriedade de que hoje se orgulha.

O novo responsável máximo da Federação de Triatlo, agradecendo o apoio incondicional da sua equipa, prometeu elevar o Triatlo «a voos ainda mais altos» afirmando o desejo de ser «um exemplo de organização desportiva e pioneira na implementação das melhores práticas tecnológicas».

Sérgio Dias referiu ainda a importância dos clubes como motor da modalidade. O agora presidente tem o objetivo de aumentar financeiramente o apoio aos clubes, que são aqueles que melhor contribuem para o sucesso sustentado da modalidade. Nesse sentido, irá manter os apoios em vigor estendendo o modelo para que se apresente mais «eficaz para ajudar aqueles que, de forma integrada e com projetos sustentáveis capazes e ecléticos, contribuem para o desenvolvimento da modalidade a longo prazo».

Palavras ainda do presidente para quatro temas: o alto rendimento, os Jogos Olímpicos, com uma menção especial para o Triatlo feminino, o Paratriatlo e as relações com as estruturas internacionais de Triatlo.

Para os atletas de alto rendimento, que têm demonstrado resultados dignos de destaque, Sérgio Dias acredita que é possível criar novos estímulos que permitam a obtenção de mais e maiores sucessos, apoiando incondicionalmente os atletas de primeira linha que «fazem parte de um restrito lote dos melhores triatletas do mundo, bem como aqueles que estão perto de alcançar esse grupo restrito de atletas».

Relativamente ao alto rendimento, o presidente propõe-se assegurar a continuidade da presença feminina e masculina nos Jogos Olímpicos, ambicionando «repetir e, quem sabe, superar os melhores resultados já obtidos», estando presentes igualmente na competição de estafetas dos Jogos Olímpicos.

Com o Paratriatlo a entrar numa nova fase a nível internacional, a presença de um atleta nos Jogos Olímpicos Paris 2024 pode ser uma realidade, situação que muito contribuiu o investimento do anterior mandato, o qual Sérgio Dias agradeceu a Vasco Rodrigues, presidente cessante que também marcou presença nesta cerimónia.

O novo presidente da FTP finalizou com a ambição de continuar a ser um exemplo na organização de eventos internacionais, contribuindo ativamente nas decisões da World Triathlon e Europe Triathlon com um envolvimento direto.

Feitos os agradecimentos finais aos antecessores, e dando as boas vindas aos novos órgãos sociais, o presidente empossado finaliza com palavras de motivação à sua equipa que agora começa para que desenvolva um trabalho com respeito, solidariedade e principalmente união na construção de mais e melhor Triatlo.

Fotografia revista Triatl3ta