A Federação de Triatlo de Portugal vai lançar um questionário nacional para fazer o diagnóstico dos principais desafios da modalidade no sector feminino.

A iniciativa, coordenada por Ana Leal e Brigitte Cardoso, ambas dirigentes federativas, será lançada em breve e vai estar centrada em todos os agentes da modalidade. “Não faz sentido começar a apresentar soluções sem termos um diagnóstico claro daquilo que se passa”, explica Ana Leal. Por isso, como detalha Brigitte Cardoso, “a FTP enviará questionários às atletas, treinadores e clubes, tentando recolher dados que permitam fazer um retrato fidedigno do que se passa no sector feminino do triatlo Português”.

Muito se tem debatido e escrito sobre, por exemplo, o fenómeno de abandono que se verifica à medida que as jovens triatletas se aproximam da idade adulta. A verdade é que não se trata de um fenómeno exclusivamente português, pelo que as duas dirigentes federativas já reuniram com diversas organizações e federações internacionais no sentido de agilizar estratégias para travar esse fenómeno.

Depois de feito o diagnóstico, o passo seguinte será apresentar uma estratégia para cada área temática identificada como prioritária. Nesse sentido, a FTP pede a colaboração de todos os agentes da modalidade, nomeadamente respondendo aos questionários nacionais que serão enviados.