Serão 306 os triatletas portugueses a participar no Europeu Multisport de Coimbra, em junho. Os números definitivos dão conta da maior participação portuguesa de sempre. Até agora, o recorde de representantes nacionais em europeus tinha sido alcançado em 2016, na prova organizada em Lisboa, quando 273 triatletas vestiram as cores de Portugal.

“Mais uma vez os triatletas portugueses responderam de forma excecional à realização de um evento desta dimensão internacional. Esse foi o nosso objetivo principal desde o primeiro momento, proporcionar ao maior número de triatletas amadores portugueses a oportunidade de competir com as cores nacionais em mais um momento histórico da modalidade. As expectativas eram altas, mas conseguimos ultrapassar as participações já registadas nos dois campeonatos europeus de lisboa 2008 e 2016. Agora, esperamos unir todos numa grande festa e encher as ruas de Coimbra com as nossas cores, com a equipa #agportugal”, explica David Caldeirão, vice-presidente da Federação de Triatlo de Portugal.

O Europeu Multisport decorre em Coimbra, entre os dias 14 e 23 de junho, em sete variantes de triatlo/ duatlo: triatlo de média distância, aquabike, aquatlo, duatlo e triatlo cross, duatlo sprint e standard. Portugal estará representado por 290 atletas de grupos de idade e 16 elites e juniores. A maior presença nacional será no triatlo de média de distância, agendado para dia 22 de junho, com 135 atletas presentes.

Também a variante cross contará com uma numerosa armada lusitana. Entre duatlo e triatlo, serão 64 os representantes portugueses. De assinalar mais 16 inscritos para o aquabike, 25 no aquatlo e 50 nos duatlos, sprint e standard.