O Triatlo da Amora colocou um ponto final no Campeonato Nacional Jovem de 2002 e confirmou os sinais que já tinham sido dados nas quatro etapas anteriores: “Os clubes estão a fazer um bom trabalho da captação e retenção de talentos”, explica Rudi Bernardo, diretor federativo com a tutela do Triatlo Jovem.

Em média, cerca de 300 atletas de 28 clubes marcaram presença em cada uma das cinco etapas que constituíram o Nacional deste ano. Para Rudi Bernardo, “o balanço é satisfatório” até porque, explica o responsável federativo, “iniciámos o ano ainda com bastantes incertezas devido à pandemia, e isso refletiu-se logo na prova de abertura, com os clubes algo limitados quanto ao número de atletas disponíveis para participar na competição”.

A verdade é que o número de participantes no Nacional Jovem de 2022 está já em linha com os registados no período pré-pandemia, “confirmando, o bom trabalho dos clubes na captação e retenção de atletas”, detalha Rudi Bernardo.

Na última etapa disputada na Amora, cerca de 350 jovens marcaram presença, numa tarde onde também se disputaram os títulos nacionais de juvenis e ficou concluída a classificação geral de clubes: resultados aqui.