Os atletas vão ter acesso a um maior número de provas internacionais e mais diversificadas, assim como verão os apoios complementares reforçados. Estas são as principais novidades dos novos critérios de seleção aprovados pela nova equipa diretiva da Federação de Triatlo de Portugal.

“A ideia é levar a mais provas internacionais quem de facto tem nível para poder disputá-las, em linha com o compromisso que estabelecemos com a excelência. A escolha é clara: quem tem nível competitivo deve ter possibilidade de ver a sua participação internacional apoiada e reforçada”, explica José Estrangeiro, diretor-técnico nacional.

Para quem está integrado no projeto olímpico, serão 12 provas para os pertencentes ao nível A da FTP, 10 para quem integrar o nível B e sete provas para quem estiver incluído no nível C.

Para 2022, a integração inicial nos níveis é assegurada com base nos resultados desportivos alcançados em 2021 e mediante um cumprimento dos critérios expostos no PDF em anexo.

No que diz respeito à seleção nacional de elite, o acesso está garantido para seis Taças da Europa. Nos juniores, a FTP compromete-se com cinco provas e quatro para os Youth.

Há ainda a destacar a presença garantida nos campeonatos da Europa e do mundo de triatlo longo, duatlo, triatlo cross e paratriatlo.

Relativamente aos apoios à preparação, os novos critérios definidos para o projeto olímpico traduzem-se em 90 dias de estágio ou 5.490 euros para quem estiver integrado no nível A, 65 dias ou 3.965 euros para quem integrar o nível B, e 23 dias ou 1.403 euros para quem pertencer ao nível C.

Pode consultar todos os detalhes em Critérios de Seleção 2022