Realizou-se na Dinamarca, em Aarhus, a 7ª etapa do Circuito Europeu do XTERRA que contou com a participação dos atletas nacionais Pauline Vie e Rui Dolores.
O segmento de natação de 1500 metros foi disputado na praia de Moesgaard, em Aarhus, os 30km de BTT e os 10km de corrida em trail tiveram lugar na floresta envolvente.

Pauline Vie teve uma excelente prestação, alcançando o terceiro lugar no pódio e Rui Dolores ficou na quarta posição, depois de um furo e um engano o terem afastado do primeiro lugar onde se encontrava desde os primeiros quilómetros do segmento de BTT. Com estas prestações, Pauline Vie ascendeu ao 5º lugar do ranking europeu, enquanto Rui Dolores se manteve na liderança desta competição.

No XTERRA Portugal, que se realizou na Golegã há duas semanas, Pauline Vie alcançou um excelente 3º lugar, a mesma posição que conseguiu nesta etapa na Dinamarca. Esta época, a jovem Pauline tem vindo a progredir, e a sua participação no XTERRA Dinamarca veio confirmar que é, atualmente, uma forte atleta, com potencial  de disputar os pódios internacionais.

Apesar de não ter corrido bem o segmento de natação, Helena Karaskova assumiu a liderança da competição aos 10km de ciclismo, com Pauline Vie a seguir na 4ª posição, a 4 minutos da frente da prova. Nesta altura, a austríaca Carina Wasle já se encontrava a 60 segundos e em segundo lugar, enquanto 3 minutos separavam Anna Tomica, que seguia em terceiro, da primeira atleta.

«Fiquei muito contente com a minha prestação», afirma Pauline Vie. «A natação não é o meu forte e desta vez não foi exceção, mas consegui um bom segmento». Pauline chegou a estar em 4º no BTT, passando depois para 5º, sentindo-se bem, apesar de ter pedalado muito tempo sozinha. «Passei a transição para a corrida na quinta posição, um percurso que achei muito bonito e onde me senti forte, pelo que puxei pelo ritmo, ultrapassei Tomica and Spangsberg e alcancei o pódio». A triatleta ficou muito satisfeita com a sua prestação que a faz subir ao 5º lugar do ranking europeu.

Em primeiro lugar ficou Helena Karaskova, da República Checa, que fez um tempo final de 2:29:12, Carina Wasle, da Áustria, conseguiu a segunda posição com 2:33:17 e Pauline Vie fechou o pódio, com o tempo de 2:39:03.

 Rui Dolores alcançou um 4º lugar, mantendo-se na liderança do XTERRA Europe

Rui Dolores fala num percurso muito técnico divertido, com esses e sobe e desce

Rui Dolores fala num percurso muito técnico divertido, com ‘esses e muito sobe e desce’

 O atual número 1 do ranking europeu Rui Dolores saiu em terceiro da natação, com um segmento consistente, a 25´´ de Ole Hanser, que estava a competir em casa e a 15’’ de Peter Lehmann, o alemão que também participou no XTERRA Portugal.

«Para mim a natação foi impecável, numa água calma, sem corrente ou vento». O segmento de BTT era muito técnico e divertido ‘com muitas subidas e descidas e retornos apertados’. Foi nos primeiros 10km, na parte mais técnica do percurso, que Dolores assumiu a liderança, deixando Lehmann em segundo a um minuto de distância. O atleta alemão ainda tentou seguir Rui, mas sem sucesso, dado o ritmo imposto pelo triatleta português. «Estava já a aumentar a distância entre o segundo classificado quando furei na bike. Recomecei ainda em primeiro, mas um pequeno erro a seguir as fitas fez-me escolher a direção errada num cruzamento, pelo que perdi mais de dois minutos. Quando retomei o percurso correto, já tinham passado três atletas».

Na corrida, Rui ainda tentou aumentar o ritmo para alcançar o pódio, mas a distância tornou-se demasiado grande, pelo que o triatleta manteve-se em 4º lugar, terminando com o tempo de 2:15:17.

A primeira posição foi alcançada pelo belga Kris Coddens, com 2:11:04, o alemão Peter Lehman conquistou o segundo lugar a apenas 3 segundos do primeiro classificado, e Jens Emil Sloth Nielsen, atleta dinamarquês, subiu ao terceiro lugar no pódio com 2:11:46.

A próxima prova que Pauline Vie e Rui Dolores participarão será o XTERRA França no dia 7 de julho, a primeira de cinco competições Gold; estas incluem maior pontuação para ranking europeu e para a qualificação para o Campeonato do Mundo de Maui 2019.

Saiba mais no site da organização ou no Facebook da prova