Os projetos Olímpico e Paralímpico da FTP pretendem apoiar os processos de qualificação olímpica e paralímpica, tendo em atenção a perspetiva de médio e longo prazo daí decorrente e a estabilidade necessária no trabalho dos atletas e respetivas equipas técnicas, para que possam atingir esse objetivo. Deste farão parte os atletas com resultados que evidenciam potencial para disputar a qualificação olímpica.

Os projetos estão divididos em três níveis, A, B e C, aos quais estão associados apoios à preparação e objetivos competitivos distintos. As regras para acesso aos diferentes níveis estão definidos nos documentos Projecto Olímpico FTP e Projecto Paralímpico FTP. O funcionamento destes dois projectos rege-se pelas respectivas normas.

Os critérios de seleção para os Jogos Olímpicos Paris 2024 estão disponíveis neste link e os critérios de seleção para os Jogos paraímpicos Paris 2024 estão disponíveis neste link.