Livro dos 30 anos de Triatlo retrata as três primeiras décadas da modalidade.
Um projeto de 25 anos que se prolongou até às três primeiras décadas da modalidade e que retrata as primeiras competições, nacionais e além-fronteiras, com o destaque merecido dos triatletas nacionais.

O Triatlo nasceu em 1978, percorrendo um caminho ímpar no panorama internacional. Por cá, mais de três décadas se passaram desde que o Triatlo surgiu em Portugal, afirmando-se também nos Jogos Olímpicos a partir de 2004, com os pioneiros a desbravar um caminho completamente novo que catapultou a modalidade para o estrelato.

Algumas das muitas histórias do Triatlo nacional encontram-se agora abordadas neste livro que tenta transmitir a paixão com que os triatletas ‘arregaçam as mangas’ nas mais diversas vertentes da modalidade. São eles os protagonistas do livro ’30 Anos de Triatlo’ que, apesar de ser uma modalidade jovem, tem já muitas narrativas para relatar.

Todos aqueles que viveram e vivem com entusiasmo o Triatlo irão rever-se no livro que afirma nas primeiras páginas: «A modalidade deixou de estar ao alcance de uma elite de ‘loucos’ para se tornar uma paixão de vida para milhões de pessoas e ascender ao nível das modalidades mais praticadas a nível mundial.»

Segundo Cipriano Lucas, um dos autores do Livro e aquele que se debruçou sobre o primeiro quarto de século do Triatlo, afirma: «Registar uma mudança de paradigma no desporto federado, o triatlo trouxe para o desporto associativo uma nova visão nacional». Cipriano recorda que «procurou retratar o espírito do Triatlo, uma modalidade extremamente exigente que requer muitas horas de treino e dedicação, com os pioneiros da modalidade com o contributo especial dos primeiros atletas e dirigentes, já que havia muito poucos meios disponíveis.» Elisabete Silva terminou a parte mais recente, ‘quando o Triatlo estava já a ter frutos, com os triatletas a subir aos pódios mundiais e com espaço nos meios de comunicação’.

Pode adquirir o livro através das seguintes modalidades:

Valor 15 euros:

1. a) Na Sede da Federação de Triatlo de Portugal, pago através de MB ou monetário;
  2. b) Através do site, pago por referência MB com levantamento do livro na Sede da Federação de Triatlo de Portugal.

Valor 20 euros (inclui portes)

1. a) Através do site, pago por referência MB e entregue na morada a indicar.
  2. b) Envie um email para secretaria@federacao-triatlo.pt para obter a referencia multibanco, caso assim o pretanda.