As cores nacionais estiveram presentes pela primeira vez num Mundial de Triatlo de Inverno.
Portugal disputou ontem, dia 20 de março de 2021, e pela primeira vez, o Campeonato do Mundo Triatlo Inverno, disputado em Andorra, com a participação do nosso triatleta José Cabeça.

A prova iniciou com 6,55km de corrida, 11,3km de BTT e terminou com 10,5km de um exigente esqui nórdico

Apesar de ser a sua primeira participação, José Cabeça, fruto da sua participação para o Triatlo de Média Distância e preparação para as provas de esqui nórdico (onde alcançou recentemente muito bons resultados que poderão levá-lo aos Jogos Olímpicos de Inverno), estava presente para lutar por uma boa classificação, contrariando o favoritismo de atletas mais experientes, como os russos, que venceram as últimos oito edições do mundial.

A prova decorreu sob condições ainda mais adversas do que se esperava, num percurso muito exigente, com muito gelo e temperaturas a rondar os sete graus negativos, acima de 2000 metros de altitude. Estas alterações durante a noite levaram a organização a alterar os percursos na noite anterior à competição, mudando o segundo parque de transição para outro local e alterando parte do percurso de BTT e ski fundo.

Infelizmente, fruto desta modificação, o nosso atleta enganou-se na última volta de ski, o que viria a levar à sua desqualificação.

Ainda assim, José alcançou uma excelente prestação na sua prova, rondando sempre perto do top20, provando assim que Portugal pode apostar nesta modalidade, pois o nosso país tem atletas com valor para disputar um Top10 já numa próxima edição.

O agradecimento da comitiva a todos os que nestes dias enviaram mensagens de incentivo. Para o ano regressaremos mais fortes!