João Pereira venceu a Taça da Europa de Triatlo que se disputou este sábado, em Coimbra. O atleta olímpico concluiu os 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida em 00:50:23, quatro segundos menos que o francês Boris Pierre, que foi segundo classificado, e com onze segundos de vantagem sobre Samuel Dickinson, o britânico que fechou o pódio.
“Esta é uma vitória que sabe a persistência e é isso que quero passar aos atletas mais novos. Nunca desistam, nem sempre as coisas correm como queremos. Foi ótimo voltar às vitórias numa prova em Portugal, com esta ambiente e excelente organização. Esta vitória não foi só minha, foi de todas as pessoas que cá estavam e que me levaram até à meta, porque eu já estava sem força e eles fizeram-me acreditar para lutar até aos metros finais”, explica João Pereira.
A última vitória internacional de João Pereira remonta a 23 de Junho de 2018, em Tarragona, Espanha, durante os campeonatos do mediterrâneo. Depois disso, o triatleta português esteve parado 16 meses por lesão.
No sector masculino, na prova de Coimbra, André Dias terminou no 10.º lugar, enquanto Miguel Tiago Silva foi 12.º, João Mansos 14.º, Tiago Fonseca 20.º, Gonçalo Oliveira 29.º e Pedro Gaspar 48.º.

Na prova prova feminina, a vitória sorriu à francesa Mathilde Gautier, com o tempo de 00:55.45, com a norte-americana Lydia Russell em segundo e a espanhola Sofia Mauri a fechar o pódio.

Entre as portuguesas em prova, Inês Rico foi a melhor representante nacional, na 23.ª posição, com Helena Carvalho em 25.º, Madalena Almeida em 31.º, Ana Ramos em 32.º, Inês Oliveira em 40.º e Mariana Vargem em 42.º.