João Pereira foi o melhor português em competição durante a primeira etapa do circuito mundial WTS. O triatleta do Sport Lisboa e Benfica alcançou hoje, dia 4, o 6º lugar em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, na mais alta competição de triatlo Olímpico do Mundo.

Integrados na start list da prova, juntamente com a nata do triatlo mundial, João Pereira, João Silva, Miguel Arraiolos, Filipe Azevedo e David Luis procuraram conquistar os primeiros pontos do Campeonato do Mundo de Elites. Após um percurso de 1,5km de natação, um total de 40km de ciclismo e 10km de corrida, João Pereira surgia como o melhor português em prova. Com uma das melhores prestações no segmento final de corrida, o 5º classificado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro realizou uma prova “de trás para a frente” e cortou a meta no 6º lugar. Provando, mais uma vez, a sua enorme qualidade junto da classe mundial de triatlo e colocando-se na frente da corrida pelo Campeonato do Mundo de 2017.

João Silva foi o segundo melhor classificado português tendo alcançado a 19ª posição na grelha final. Miguel Arraiolos foi 27º e David Luis faz uma excelente estreia em etapas do circuito WTS sendo o melhor português no final do segmento de natação e terminando a prova no 33º lugar. Filipe Azevedo não terminou a prova.

O grande vencedor do dia foi o espanhol Javier Gomez. Após uma grande temporada de afastamento das competições, Gomez volta a brilhar no mais alto palco do triatlo olímpico mundial. Thomas Bishop (GBR) foi segundo classificado e Vincent Luis (FRA) encerrou o pódio masculino na terceira posição.

Ontem foi dia de competição feminina onde a representação lusa foi feita por intermédio de Melanie Santos. A jovem internacional cumpriu um bom segmento de natação e chegou mesmo a integrar o primeiro grupo de ciclismo mas foi forçada a abandonar a prova. Andrea Hewitt (NZL) foi a grande vencedora da competição após um final bastante emocionante. A triatleta neozelandesa suplantou a concorrente Jodie Stimpson (GBR) na reta final e arrecadou a primeira vitória do ano. Stimpson foi segunda e Sara Vilic (AUT) terminou a prova na terceira posição.

Em competição esteve também a portuguesa Anabela Santos que integrou a equipa de arbitragem da prova.

A prestação da comitiva lusa em Abu Dhabi deve ser avaliada com um balanço positivo que nos deixará, a todos, com olhos postos nas próximas competições internacionais. Durante dois dias a capital do Emirados Árabes Unidos foi a meca do triatlo de distância olímpica e marcou a primeira das nove etapas que compõem o circuito mundial de 2017. A próxima etapa será em Gold Coast nos dias 8 e 9 de Abril.

Fotografia: ITU