João Nuno Batista conquistou a prata, com 15 anos de idade, no Campeonato do Mundo de Juniores.

A competição realizou-se dia 6 de novembro e pela primeira vez em Portugal. Debaixo do sol intenso de Quarteira, com condições perfeitas para a modalidade, a prova contou com um nível competitivo muito elevado em que os atletas nacionais tiveram que disputar adversários fortíssimos nos 750 metros a nadar, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

Em prova estavam também, além de João Nuno Batista, Alexandre Montez, que não terminou a competição na sequência de uma queda de bicicleta, Gustavo do Canto e Pedro Razões da Silva.

Depois da natação, João Nuno Batista integrou o grupo que seguia o líder da prova, o alemão Henry Graf que competiu isolado até ao segmento de corrida, altura em que o corpo quebrou, obrigando a um grande abrandamento, tendo sido ultrapassado pelo espanhol Igor Bellido. Este triatleta espanhol  que conseguiu isolar-se no último segmento, viu o sonho tornar-se realidade ao sagrar-se em Quarteira Campeão Mundial de Juniores 2021. Foi também neste segmento que João Nuno ‘deu tudo’ para fazer a diferença, ultrapassando posições e conseguindo colocar-se à frente do grupo que ia em perseguição do espanhol.

João Nuno saiu da água muito bem colocado nas primeiras posições juntamente com o americano Andrew Shellenberger e o alemão Henry Graf.  “Caí na areia, mas consegui fazer uma natação consistente de onde saí em terceiro e depois de uma transição razoável, segui terceiro para a bicicleta». No ciclismo formou-se um numeroso grupo, onde seguia João Nuno Batista e também Alexandre Montez. «O segmento de corrida foi aquele que mais custou, dei tudo o que tinha». João Nuno Batista sonhava com uma medalha no Campeonato, mas «não estava à espera de fazer uma prova tão boa que, com a fortíssima concorrência, foi muito bom!»

Gustavo do Canto, que participou no seu primeiro Campeonato do Mundo e na sua terceira prova internacional, afirma que ‘não sabia muito bem o que ia acontecer, mas que deu o melhor, estando por isso satisfeito’. O atleta gostou de participar em Quarteira, que tem um ambiente espetacular, afirmando também que, apesar de o ‘covid’ limitar as interações ‘, a partilha de experiências com outros atletas de fora e a perceção das suas rotinas, faz com que se tenha uma perspetiva diferente’.

João Nuno Batista conquistou a medalha de prata com 00:55:39, com Gustavo do Canto no 36.º lugar com o tempo 00:59:15. Pedro Afonso Razões passou a meta em 44.º lugar.

Paulo Antunes, treinador de João Nuno Batista, afirma que o atleta se apresentou muito bem durante a época, com uns extraordinários últimos dois meses, altura em que conquistou o segundo lugar no Campeonato da Europa de Youth. «Os segmentos estavam um pouco desequilibrados, com a natação e o ciclismo muito fortes (sendo muito jovem e por este segundo segmento ainda não se encontrar consolidado, podia influenciar a corrida). Não estava à espera, talvez um top 10… estou por isso muitíssimo contente»! O treinador partilha uma questão importante, que é o facto de o João Nuno conseguir conciliar bem a escola com o treino. «E claro que existe a comparação com o passado recente d e Ricardo Batista se ter sagrado Campeão do Mundo em 2019– . Os irmãos têm uma família que os apoia muito e a quem também agradeço. Foi muito bom!», conclui o treinador.

O espanhol Igor Bellido foi o vencedor com o tempo de 00:55:22 e Dominic Coy, da Grã-Bretanha, alcançou o bronze com marca de 00:55:40

Muitos parabéns aos nossos atletas!

Veja todas as classificações aqui