De volta às competições, a Quinta do Lago recebe nos dia 17 e 18 de abril, o primeiro Triatlo da época de 2021.
As provas inaugurais deste ano incluem o Campeonato Nacional de Clubes por Estafetas Mistas, uma prova de etapa única disputada na distância super sprint que terá lugar no dia 18 de abril às 10h30. Já o Campeonato Nacional Jovem que inclui um Aquatlo, tem várias distâncias consoante o escalão – de pré-benjamim até Juvenis, realizar-se-á no dia 17 de abril, às 14h.

As equipas que participam no Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo por Estafetas Mistas são compostas por quatro participantes, obrigatoriamente duas atletas femininas que partirão no primeiro e terceiro lugar da sua equipa, e dois atletas masculinos que partirão em segundo e quarto lugar da sua equipa. Todos os atletas terão de cumprir a totalidade dos segmentos da prova antes de passarem o testemunho ao próximo colega a entrar em prova.

PERCURSO CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES ESTAFETAS MISTAS

A natação de 300 metros em U parte da areia e inclui um percurso de 300 metros. É possível que haja cruzamento de atletas à entrada do PT1 com a saída do PT2, perdendo a prioridade o atleta que se encontre na primeira transição.

O percurso técnico do ciclismo de 6.450 metros é realizando pela direita e inclui uma volta em asfalto em boas condições. A corrida, constituída por 1.750 metros,  é realizada pela esquerda, com um percurso de ida e volta em terra batida.

PERCURSO CAMPEONATO NACIONAL JOVEM

A natação em U inclui uma volta com partida na areia, enquanto a corrida é realizada pela esquerda, num trajeto plano, em terra batida, de ida e volta.

EXAME MÉDICO

As inscrições encontram-se encerradas, sendo que existem atletas sem o seu exame médico válido. Alertamos para o facto de que, sem o exame médico válido, não é possível participar na prova, pelo que devem entregar o documento na secretaria até 5ª feira (final do dia) ou no secretariado no dia da prova.

Horários das competições:

Dia 17 de abril

Campeonato Nacional Jovem
12h00 às 13h30 – Secretariado (Junto ao Lago)

12h00 às 13h30 – Check In – Verificação técnica e colocação do material no PT

13h30 às 13h40 – Reunião Técnica do Delegado Técnico da prova com treinadores das equipas (Junto ao PT)

13h45 – Hora limite de permanência de atletas no PT

13h55 – Hora limite para terminar o aquecimento

14h00 – Início das provas jovens por ordem crescente de idades, separadas por escalão e por género

16h00 – Check Out – Recolha dos equipamentos e materiais do Parque de Transição

Dia 18 de abril

Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo – Estafetas Mistas

9h00 às 10h15 – Secretariado (Junto ao Lago)

9h00 às 10h10 – Check In – Verificação técnica e colocação do material no PT1 para ambos os géneros

10h15 – Hora limite de permanência de atletas no PT

10h30 – Início da prova de Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo por Estafetas Mistas

12h45 – Check Out – Recolha dos equipamentos e materiais do Parque de Transição

RECOMENDAÇÕES ESSENCIAIS

Apelamos a colaboração de todos, chamando a atenção para o seguinte:

– As equipas e atletas devem apresentar-se com antecedência na chegada ao recinto, já que os procedimentos de controlo e check-in serão mais demorados do que o habitual, atendendo ao número de inscritos.

HORÁRIO POSTO DE CONTROLO

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

TRIATLO DE FARO

THE CAMPUS

Procedimentos para segurança de todos:

– A FTP irá medir a temperatura corporal a todos os atletas no posto de controlo criado para o efeito, sendo impedido de participar todo o atleta cuja temperatura corporal seja superior a 37,5º;

– No Posto de Controlo, os atletas terão à sua disposição material de higienização (álcool gel), para utilização na sua higienização individual. No mesmo ponto de controlo referido anteriormente, os atletas terão de entregar uma declaração já preenchida em como não apresentam sintomas de doença nos últimos 14 dias. Para tornar este processo célere, é muito importante que o termo de responsabilidade que anexamos venha previamente preenchido e assinado pelo próprio ou pelo Encarregado de Educação (caso seja menor de idade);

– Depois de validada a sua participação, será colocado uma pulseira inviolável a cada atleta que atesta o seu estado de saúde que terá de ser mantida até ao final do evento;

– O uso de máscara é obrigatório até ao momento da partida. É permitido retirar a máscara para o aquecimento, que deve ser guardada no fato para a colocar logo à saída da água;

– Após a meta será entregue a cada atleta uma máscara de proteção, juntamente com o kit de meta;

– Não haverá local para guardar as mochilas ou outro material individual;

– Não haverá entrega de prémios;

– Os locais das provas não são de acesso ao público;

– Caso alguém apresente sintomas suspeitos, a pessoa será encaminhada para uma tenda isolada exclusiva para este efeito até ser examinada e enviada para os locais adequados.

Documentos importantes:

– Recomendações COVID19 para as Competições da FTP – https://bit.ly/3a2ZH2e

– Termo de responsabilidade (que devem levar assinado) – https://bit.ly/2Qjgmb0

– Regulamento da prova – https://bit.ly/3tjysYT

O I Triatlo Quinta do Lago é uma organização da Câmara Municipal de Loulé, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e das associações locais.

A Federação de Triatlo de Portugal deseja a todos os atletas um excelente regresso às competições!