A primeira etapa da Taça de Portugal realizou-se no dia 2 de maio de 2021.
A competição contou com um percurso duro e exigente que desafiou os atletas num regresso muito bem disputado na distância sprint.

Os triatletas encontravam-se motivados já que, além desta prova contar para a Taça de Portugal, era uma competição de apuramento para a Taça da Europa de Coimbra.

OutSystems Olímpico de Oeiras venceu primeira etapa da Taça de Portugal

O OutSystems Olímpico de Oeiras venceu a primeira etapa da Taça de Portugal, com as atletas Maria Tomé, Helena Carvalho e a cadete Matilde Santos. A segunda posição foi conquistada pelo Alhandra Sporting Club com Ana Ramos, Ana Filipa Ferreira e Luana Quaresma, ainda do escalão cadetes, enquanto o terceiro lugar foi alcançado pelo Sport Lisboa e Benfica com Vera Vilaça, Beatriz Pinto e Luísa Miranda.

Em masculinos, vitória também para o OutSystems Olímpico de Oeiras, com Miguel Tiago Silva, Alexandre Montez, Tiago Fonseca e Rodrigo Rodrigues, o segundo lugar pertenceu ao Clube de Natação de Torres Novas, com Ricardo Batista, José Vieira, Afonso do Canto e Gustavo do Canto e o Sporting Clube de Portugal conquistou o terceiro lugar com Erwin Vanderplancke, João Mansos, Hugo Figueiredo e Filipe Marques.

O percurso de natação foi realizado na Barragem de Campilhas, um trajeto rápido, com uma abordagem mais longa à boia, o que permitiu distribuir os atletas. No setor masculino, saíram da água, nas posições da frente, Ricardo Batista e Miguel Tiago Silva, aos quais se juntaram de imediato Pedro Gaspar e João Nuno Batista, seguidos de um grande número de atletas. Acabaram por se destacar na frente do ciclismo quatro triatletas: Ricardo Batista, Miguel Tiago Silva, Alexandre Montez e Erwin Vanderplancke. Este grupo desenvolveu uma vantagem de cerca de 1’ para os atletas perseguidores, com destaque para o triatleta ainda júnior, Alexandre Montez, medalhado nos Jogos Olímpicos da Juventude. O pódio decidiu-se na corrida, com a primeira volta ainda com três triatletas, tendo Montez perdido alguma vantagem. Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, foi o primeiro a terminar a prova. «Senti-me bem nos três segmentos, liderei o segmento da natação, os quatro atletas trabalharam bem na frente do ciclismo, mantivemos uma vantagem significativa, o que me permitiu gerir a corrida.» ‘Ricardo explica que a época está a ser melhor que no ano passado, com a realização de provas e deseja que tudo corra como esperado’.

No segundo lugar ficou Erwin Vanderplancke, do Sporting Clube de Portugal, que descreve uma prova difícil, com um percurso com subidas e descidas. «A tática da equipa era ficar na frente, acabámos por não conseguir, mas estou feliz pelo meu desempenho nesta competição».

Miguel Tiago Silva, do OutSystems Olímpico de Oeiras, alcançou a terceira posição: «Foi uma prova muito dura, com trabalho de um grupo reduzido de atletas, o que acabou por intensificar a competição. Senti-me bem até à segunda volta do segmento de corrida. O sobe e desce não é para mim!».

Em femininos, Helena Carvalho liderou a natação, tendo sido a primeira atleta a terminar este segmento, já com uma vantagem significativa para Vera Vilaça e Maria Tomé no seu encalço. Helena fez o percurso de ciclismo isolada, acabando por entrar também sozinha na segunda transição. Maria Tomé conseguiu alcançar Helena Carvalho na corrida, tendo sido a cadete Matilde Santos, com um muito bom desempenho no último segmento, que conquistou a terceira posição à geral. Maria Tomé afirma que ‘fez uma natação controlada, no ciclismo esteve acompanhada pela Vera Vilaça e, ao alcançar a Helena Carvalho, foi dar o máximo até ao final’. Helena Carvalho ficou contente pelo pódio ser constituído apenas por atletas da sua equipa, tendo considerado um percurso duro, mas bom e muito bonito’. Matilde Santos, também do OutSystems Olímpico de Oeiras afirmou que a ‘a prova correu muito bem, não estava a contar, já que foi apenas o terceiro sprint.’

Rodolfo Lourenço, treinador do Olímpico, afirmou que «a retoma das competições é fundamental para os atletas, para a motivação e para os treinos, tendo esta prova corrido muito bem!»

Apesar de no último ano ter havido poucas competições, com em época ‘normal’, o Triatlo é uma modalidade que exige competência nos três segmentos e consistência ao longo do ano, sendo muito importante que os atletas consigam manter o nível de condição física, planeando um trabalho diário para toda a época.

Muitos parabéns a todos os atletas que participaram nesta competição, respetivas equipas e a todos os envolvidos.

Marcamos encontro para a próxima etapa da Taça de Portugal no dia 5 de junho, no Triatlo de Peniche.

Veja todas as classificações aqui

Veja as fotos aqui

Menção Honrosa à Câmara Municipal de Santiago do Cacém

A Federação de Triatlo de Portugal homenageou a Câmara Municipal de Santiago do Cacém. O Presidente da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, António Albino, recebeu o troféu em nome do Município.