Realizou-se a 18 de outubro o CN Individual de Triatlo Sprint, evento integrado no Triatlo de Oeiras 2020.
A prova feminina do Campeonato Nacional de Triatlo Sprint na categoria de elite iniciou pelas 11h15, uma competição que contou com as melhores triatletas nacionais e o mar a evidenciar um pouco de corrente.

Gabriela Ribeiro, do Alhandra Sporting Club e Helena Carvalho, do Sporting Clube de Portugal, foram as atletas mais rápidas a realizar o segmento de natação saindo da água nas primeiras posições, deixando a 10’’ Maria Tomé, do OutSystems Olímpico de Oeiras e Vera Vilaça, triatleta do Sport Lisboa e Benfica, esta último que se sagrou Campeã Nacional de Triatlo Standard 2020, título conquistado no Triatlo de Lisboa no início de setembro.

«A natação correu muito bem, consegui isolar-me na frente, o que fez com que ganhasse logo vantagem», conta Gabriela Ribeiro.

O grupo da frente do ciclismo foi constituído por Gabriela Ribeiro e Helena Carvalho, que trabalharam em conjunto, com Vera Vilaça e Maria Tomé mais atrás em perseguição.

«No ciclismo trabalhei com a Helena (Carvalho) e na corrida dei o meu melhor para ser Campeã Nacional Sprint, título que considero muito importante ter conquistado», explica a recém Campeã Nacional.

Gabriela Ribeiro completou a prova em 01:04:37, que lhe valeu o título nacional, com Helena Paula Carvalho, do Sporting Clube de Portugal, a alcançar o título de vice-campeã com o tempo de 01:05:15. Maria Tomé, do Outsystems Olímpico de Oeiras, foi a terceira atleta mais rápida e a primeira júnior a cruzar a meta com a marca de 01:06:43.

Joana Oliveira foi vice-campeã no escalão júnior e Beatriz Santos conseguiu a terceira posição da mesma categoria.

No escalão de cadetes, Matilde Santos, do SFRAA Triatlo, foi a primeira triatleta a cortar a meta, seguida de Maria Gonçalves, do Clube de Triatlo do Fundão, que ficou na segunda posição e de Beatriz Pinto, do Sport Lisboa e Benfica, que alcançou o terceiro lugar.

Uma prova que contou com a presença das melhores triatletas nacionais, onde foram cumpridas as já habituais regras de segurança que permitem que alguns do eventos de triatlo se continuem a realizar, apesar da evolução da pandemia no nosso país.

Bem haja a tod@s!

Consulte todos os resultados aqui