Praticar Triatlo é benéfico para a saúde sendo necessário realizar check-ups regulares para manter longe as lesões.
Os exames Médico Desportivos constituem um instrumento imprescindível para avaliar a existência de restrições ou contraindicações à prática de exercício físico, representando um importante meio de triagem de determinadas patologias ou situações clínicas, tanto na população jovem como adulta.

A realização de exames de avaliação médico desportiva é por isso condição necessária para que qualquer praticante de desporto ou árbitro se possa inscrever na respetiva federação dotada de estatuto de utilidade pública desportiva, como é o caso da Federação de Triatlo de Portugal (FTP). Neste quadro, é obrigatória a entrega de exame desportivo válido e sujeito a renovação anual.

Depois de um período de interrupção decorrente da pandemia, esta instituição retomou a atividade do Gabinete Médico, disponibilizando consultas desportivas gratuitas a todos os licenciados na Federação de Triatlo de Portugal.

Poderá marcar consulta, a decorrer presencialmente na sede da Federação, para o dia 2 de fevereiro ou 16 de fevereiro de 2022, no horário compreendido entre as 14h e as 18h.

Solicita-se que leve consigo os exames mais recentes, nomeadamente um eletrocardiograma.

Marque a consulta para o e-mail: secretaria@federacao-triatlo.pt