Realizou-se dia 30 de outubro a Taça do Mundo de Paratriatlo onde Filipe Marques conquistou a medalha de ouro.
Filipe Marques conquistou a medalha de ouro na Taça do Mundo de Paratriatlo, prova disputada na distância sprint, mais concretamente 780 metros a nadar, 22km de ciclismo e 5km de corrida.

Esta competição contou com cerca de 60 atletas de sete categorias pertencentes a diversas nacionalidades além de Portugal, como Espanha ou França, mas também Hungria, Grã-Bretanha ou África do Sul, entre outras. Filipe Marques incluiu à categoria PTS5, prova que o atleta nacional fez isolado do início ao fim, sempre a conseguir vantagem desde o primeiro momento.

O paratriatleta nacional, que tinha conquistado em setembro a medalha de bronze no Campeonato da Europa 2021 em Valência, Espanha, regressou agora ao pódio, subindo desta vez à primeira posição da Taça do Mundo de Alhandra, Portugal.

O paratriatleta explica que estava à espera de lutar por uma medalha, ficando visivelmente satisfeito com o resultado alcançado. «Foi a minha primeira vitória internacional que era algo que desejava muito! Marques fez uma natação tentando imprimir o seu ritmo, ganhando vantagem de um minuto para os adversários. «A natação correu bem, tentei distanciar-me do resto dos atletas, no ciclismo controlei para manter a vantagem» O atleta fez a prova sempre na primeira posição até à meta. «Sabia que se mantivesse o ritmo na corrida podia chegar à vitória e foi o que aconteceu, fiz um último segmento confortável.
Estou muito feliz!»

Na segunda posição ficou Bence Mocsari, da Hungria e o francês Antoine Besse passou a meta no terceiro lugar da competição.

André Dias, na sua primeira participação numa Taça do Mundo, terminou na 3.ª posição na categoria PTVI- B1 (cegos totais), acompanhado do seu atleta guia Sérgio Silva.

Muitos parabéns a todos os atletas, especialmente aos nossos nacionais que concretizaram um objetivo desportivo de grande importância.

Mais informações sobre classificações aqui