Realizou-se dia 30 de outubro a Taça do Mundo de Paratriatlo onde Filipe Marques conquistou a medalha de ouro.
Filipe Marques conquistou a medalha de ouro na Taça do Mundo de Paratriatlo, prova disputada na distância sprint, mais concretamente 780 metros a nadar, 22km de ciclismo e 5km de corrida.

Esta competição contou com cerca de 60 atletas de sete categorias pertencentes a diversas nacionalidades além de Portugal, como Espanha ou França, mas também Hungria, Grã-Bretanha ou África do Sul, entre outras. Filipe Marques incluiu à categoria PTS5, prova que o atleta nacional fez isolado do início ao fim, sempre a conseguir vantagem desde o primeiro momento.

O paratriatleta nacional, que tinha conquistado em setembro a medalha de bronze no Campeonato da Europa 2021 em Valência, Espanha, regressou agora ao pódio, subindo desta vez à primeira posição da Taça do Mundo de Alhandra, Portugal.

O paratriatleta explica que estava à espera de lutar por uma medalha, ficando visivelmente satisfeito com o resultado alcançado. «Foi a minha primeira vitória internacional que era algo que desejava muito! Marques fez uma natação tentando imprimir o seu ritmo, ganhando vantagem de um minuto para os adversários. «A natação correu bem, tentei distanciar-me do resto dos atletas, no ciclismo controlei para manter a vantagem» O atleta fez a prova sempre na primeira posição até à meta. «Sabia que se mantivesse o ritmo na corrida podia chegar à vitória e foi o que aconteceu, fiz um último segmento confortável.
Estou muito feliz!»

Na segunda posição ficou Bence Mocsari, da Hungria e o francês Antoine Besse passou a meta no terceiro lugar da competição.

André Dias, na sua primeira participação numa Taça do Mundo, terminou na 12.ª posição na categoria PTVI, acompanhado do seu atleta guia Sérgio Silva.

Muitos parabéns a todos os atletas, especialmente aos nossos nacionais que concretizaram um objetivo desportivo de grande importância.

Mais informações sobre classificações aqui