Realizou-se, no dia 18 de março, o Triatlo Longo de Porto Santo, que recebeu o Campeonato Nacional Individual e de Paratriatlo de Média Distância e a primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo.

O tempo esteve ameno, favorável para a prática de Triatlo, com público a assistir e aplaudir os mais de 100 atletas participantes.

Sendo, para alguns atletas, a primeira prova da época, poderia haver surpresas em competição, mas tal como esperado, foi Filipe Azevedo, do Estoril Praia Credibom, o primeiro triatleta a cruzar a linha da meta com o tempo 3:51:38, conquistando o quarto título nacional de média distância.

«Em geral a prova correu bem, os objetivos foram alcançados, tanto a nível individual, que era ser campeão nacional, como a nível coletivo, que era ajudar o clube a estar mais perto do título nacional», comentou o atleta do Estoril Praia. A natação e a corrida não foram ao encontro das expectativas do atleta que marcou a diferença no ciclismo «Consegui uma vantagem grande no ciclismo para os restantes adversários e depois controlei a vantagem na corrida o que me deu a vitória. Estou contente por ter alcançado o objetivo, principalmente para ajudar mais uma vez o clube nesta primeira etapa do nacional», rematou Filipe Azevedo.

Christophe Keyser, do OutSystems Olímpico de Oeiras, terminou na segunda posição da geral com 3:52:44.

João Ferreira, do Clube de Natação Torres Novas, fechou o pódio e foi o segundo atleta nacional a passar a meta com 3:55:35, sendo por isso vice-campeão nacional.

Na prova feminina, Raquel Rocha, do CNATRIL Triatlo, conquistou o quarto título nacional de média distância, com o tempo de 4:24:32.

Hanna Sousa, do CNATRIL Triatlo, foi a segunda atleta feminina mais rápida a terminar a prova com 4:35:41.

O pódio feminino foi completado pela Vanessa Pereira, do Estoril Praia Credibom e, por ter sido a segunda triatleta nacional, foi vice-campeã nacional de média distância, com o tempo de 4:36:58.

Raquel Rocha afirmou que competiu em Porto Santo com o objetivo de revalidar o título de campeã nacional e poder testar o estado de forma, uma vez que se tratou da primeira prova da época, ficando muito satisfeita com as sensações durante a competição e com os resultados individuais e por equipas. «Fiz uma natação forte e tentei aumentar a vantagem no ciclismo sem sofrer grande desgaste,  vantagem essa que me permitiu fazer a corrida apenas a gerir. A minha equipa ganhou a etapa, pelo que ficámos mais próximas do tetracampeonato», concluiu a triatleta do CNATRIL Triatlo.

No Paratriatlo, Luis Ferreira, da Associação Académica de São Mamede, foi Campeão Nacional de Média Distância na categoria PHI.

O Estoril Praia Credibom venceu a primeira etapa do Triatlo Longo em masculinos (Filipe Azevedo, Alberto Casillas e Eduardo Mourato) e o  CNATRIL Triatlo ganhou por equipas femininas (Raquel Rocha, Hanna Sousa e Tuxa Negri).

O Clube de Natação de Torres Novas subiu ao segundo lugar do pódio das equipas masculinas (João Ferreira, Luís Moleiro e André Duarte) e o Estoril Praia Credibom ocupou a segunda posição na prova feminina (Vanessa Pereira, Priscila Gonçalves e Camila Medici).

O pódio de clubes ficou completo com o Sporting Clube de Espinho em masculinos (Tiago Maia, Paulo Martins e Sandro Silva) e com o Clube Oriental de Lisboa nas equipas femininas (Patricia Rivotti, Maria Sousa e Fernanda Santinha).

Finalizado o Triatlo Longo de Porto Santo, todos se mostraram satisfeitos pelo seu regresso 12 anos depois, pela prova de qualidade e pela cobertura do evento em direto.

As próximas etapas de clubes de Triatlo de Média Distância realizam-se no dia 27 de maio, no Triatlo Longo de Caminha e a 24 de setembro, no II Triatlo Longo de Moura.

Todos os resultados aqui

Fotos cedidas por Triatl3ta