Ricardo Batista venceu a medalha de bronze do escalão sub-23 nos campeonatos da Europa de Triatlo Sprint, que se disputaram esta sexta-feira e sábado em Olsztyn, na Polónia.

“Uma medalha é sempre uma medalha. É sempre um orgulho subir ao pódio pelo meu País, mas gostava ter estado ali na luta pela vitória. Sabia que esta não era a distância que me encaixava melhor nesta altura, mas gostava de ter repetido o título do ano passado. Nem sempre é possível. Agora é recuperar e pensar já na próxima”, explica Ricardo Batista.

O triatleta português completou os 300 metros de natação,  8km de bicicleta e 2km de corrida, em 00:23:39, a apenas sete segundos do vencedor do escalão sub-23, o alemão Simon Henseleit, e a dois segundos da prata assegurada pelo britânico Daniel Dixon. Na classificação absoluta (elites e sub-23), Ricardo Batista garantiu o oitavo lugar, a 12 segundos do vencedor, o alemão e campeão da Europa, Valentin Wernz. Na mesma prova, Tiago Fonseca foi 15º nos sub-23, 27º na classificação absoluta.

Nas elites femininas, destaque para o 9º lugar de Madalena Almeida, que terminou a prova com 00:25:44, a 32 segundos da vencedora, a alemã Nina Eim. Também Maria Tomé correu com as elites, apesar de idade sub-23, e terminou em 12º lugar do seu escalão e na posição 21 da geral.

Nos Juniores, Matilde Santos foi 11ª e Gustavo do Canto terminou no 24º lugar.

FILIPE MARQUES 4º NO PARATRIATLO
O dia das finais do Europeu começou com a disputa dos títulos de paratriatlo (triatlo adaptad). Filipe Marques completou a prova em 00:47:59, o que lhe garantiu o quarto lugar da geral. O português ficou a 27 segundo do pódio composto pelo vencedor, o alemão, Martin Shulz, pelo britânico Michael Salisbury, e pelo outro britânico George Peasgood.