A participação num primeiro triatlo de longa distância é um marco importante para todos os triatletas. Deixamos algumas sugestões para quem se vai estrear em Caminha, dia 15 de Maio, domingo:

1. Conseguiste cumprir um plano de treino sistemático e proporcional à distância longo, nos últimos 6 meses? Já fizeste um triatlo antes, certo? Sentes-te com capacidade de tolerar um esforço constante durante 5-6h de prova? Tens um exame médico válido e  não tens nenhuma condição de saúde que te impeça de fazer Triatlo?

Então, se todas as respostas a estas perguntas são positivas, estás em condições de enfrentar o Triatlo de Caminha! Vai ser um dia importante para ti, e inesquecível. Mas não te esqueças, no primeiro triatlo o objetivo é acabar! Aconselhamos a que encontres um ritmo confortável, e o que o mantenhas. Não te preocupes com ritmos, classificações ou medalha. Terminar a prova será a tua vitória!

Se não fizeste uma boa preparação, ou não estás confiante, então planeia participar noutra prova, noutra data, ou até numa distância mais curta. Em Caminha também teremos a distância Olímpica, no mesmo dia.

2.Usa o material com que treinaste ao longo da tua preparação para este Triatlo. Não aceites o empréstimo daquela bicicleta de contra-relógio XPTO, nem aquele fato isotérmico do amigo “pro”, por muito superiores que possam ser ao teu equipamento. Estrear equipamentos no dia da prova é mesmo um grande erro! Treina com o teu equipamento de competição também, é com ele que tens de te sentir confortável!

3.Prepara a tua nutrição. “Beber antes de ter sede, e comer antes de sentir fome” é uma máxima antiga que faz todo o sentido. Programa os teus abastecimentos: por exemplo, beber água a cada 15’ e um gel a cada 30’. Usa os teus suplementos energéticos em prova para que o teu estômago não reclame de algo a que não está habituado.

4. Aproveita, desfruta, assimila esta prova. Foram, certamente, vários meses a prepará-la e é este o grande dia!!Combina com a tua família/amigos/clube aquela foto junto à meta, aquele almoço pós-prova, aquele passeio pela vila em família após a competição. Retribui as longas horas em que te estiveram a apoiar!

Manuel Alves, Treinador