O Campeonato do Mundo de Juniores 2021 realiza-se no Triatlo de Quarteira no dia 6 e 7 de novembro de 2021.
A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) vem por este meio comunicar que o 19.º Triatlo de Quarteira receberá este ano o Campeonato do Mundo de Juniores, prova que se realiza em coabitação com a Taça da Europa de Elites.

O Campeonato do Mundo de Juniores terá também validade de Taça da Europa de Juniores para efeitos do ranking europeu, constituindo igualmente uma oportunidade para que os atletas desta franja etária disputem o título mundial deste escalão.

Assumindo o Campeonato do Mundo na categoria de juniores em Portugal, é possível estender a quota nacional, garantindo mais três vagas masculinas e duas vagas femininas. A abertura excecional destas vagas é válida para outros atletas aos quais não tenha sido possível cumprir o critério de seleção inicial (resultados até ao 16º lugar no Campeonato da Europa), ficando a seleção necessariamente condicionada ao resultado obtido na prova de qualificação que se realizará no Triatlo da Quinta do Lago no dia 5 de outubro de 2021.

Mesmo reconhecendo que quem disputou o Campeonato da Europa de Youth poderá sentir-se em desvantagem, não será possível considerar esta prova de qualificação, uma vez que excluiria atletas com ambições de disputar o campeonato mundial de juniores. Deste modo, a decisão de atribuir numa única prova em Portugal as vagas extra disponibilizadas oferece a oportunidade de participação de todos os interessados na atribuição de vagas para o Campeonato Mundial de Juniores 2021.