Independentemente da distância para a qual te estás a preparar, o triatlo é essencialmente sobre toda a preparação que se faz de antemão e é fundamental que tenhas plena consciência do teu ponto de partida, para que possas escolher o teu desafio em função do teu nível de preparação atual. Para ti, que estás a iniciar, deixo-te aqui 5 dicas fundamentais para que possas realizar o teu primeiro triatlo com sucesso e em segurança:

1.Exames Médicos

Os exames médico desportivos são imprescindíveis para despistar qualquer tipo de restrição ou contraindicação para a prática de exercício físico, tanto para populações jovens como adultas. Contemplam os ECG, prova de esforço, entre outros e, são uma importante ferramenta de rastreio e prevenção de acidentes médicos;

2.Natação

Lembra-te que nadar em águas abertas não é o mesmo que nadar numa piscina. É um meio imprevisível e o contacto físico com outros atletas é uma realidade. Deves procurar ajuda qualificada para que possas desenvolver a tua técnica de nado, garantir em contexto de treino que és capaz de nadar na totalidade a distância para a qual te estás a preparar e, muito importante, deves treinar várias vezes em águas abertas antes da competição. Não te esqueças de escolher o fato isotérmico certo para ti, óculos adequados para águas abertas, bem como uma boia de sinalização, que te darão toda a segurança para nadares nos vários ambientes que podes vir a encontrar;

3.Ciclismo

Primeiro passo: escolher a bicicleta certa para ti. Deves ter em conta que o tamanho da mesma deve estar adaptado á tua altura, promovendo um maior conforto e rendimento. Existem bicicletas para todos os preços, mas, tal como o treino, considero que também na escolha dos equipamentos deve haver uma progressão consoante a tua evolução. De seguida, o capacete obrigatório, sabendo que os pedais de encaixe numa primeira fase acabam por não ser preponderantes. Acima de tudo, deves treinar de forma regular no exterior para que possas aprimorar a tua técnica (curvar, travar, jogo de mudanças, etc.) e, de preferência, com companhia para te habituares a pedalar com a envolvência de outros atletas.

4.Corrida

Tipicamente considerado o segmento mais simples, mas que mais está associado ao aparecimento de lesões. Desta forma, é fundamental que procures ajuda qualificada para realizares uma avaliação da tua técnica de corrida, para que possas escolher os ténis adequados para ti. Não vás em modas e decide de forma consciente. Deves realizar trabalho de técnica de corrida com exercícios específicos para o efeito bem como estar habituado a correr em diferentes superfícies (terra batida, asfalto, relva, etc.) e com diferentes altimetrias (percursos de sobe e desce), para desenvolveres vários aspetos mecânicos e metabólicos do teu treino.

5.Transições e Reabastecimentos Nutricionais

As transições podem fazer-te ganhar tempo e energia, mas também causar stress e prejudicar o teu rendimento. O segredo passa por praticar de forma regular estes processos, para adaptares o teu corpo a estas alternâncias entre segmentos. Pedalar logo a seguir a nadar e correr logo a seguir a pedalar deve fazer parte das tuas rotinas de treino semanais. Procura também, antes de iniciar a prova, um ponto que te sirva de referência (árvore? poste? edifício?) para que saibas imediatamente onde está o teu local de transição. Por último, mas igualmente importante, a tua nutrição em prova: o triatlo é uma modalidade exigente a nível de dispêndio energético e deves ser capaz de te alimentar e hidratar ao longo de toda a prova. Existem opções específicas para este fim (géis, barras energéticas, bebidas isotónicas, etc.). Deves treinar rotinas de reabastecimento durante a tua preparação para evitar transtornos gástricos ou dificuldades técnicas para ingerires os reabastecimentos em pleno esforço.

Boa prova e sê bem-vindo(a) ao Triatlo!

Os conselhos são responsabilidade da ONTRISPORTS