Hugo Figueiredo conquistou o ouro no Campeonato da Europa de Duatlo, na categoria Sub-23 e João Nuno Batista foi vice-campeão em juniores, atletas que disputaram a prova que se realizou a 18 de março, em Caorle, Itália. A competição, na distância sprint, incluiu 5km de corrida, 20km de ciclismo e finalizou com uma segunda corrida de 2.5km.

João Nuno Batista fez uma excelente prova, bem colocado desde o início da competição, Depois da fuga no ciclismo do italiano Nicolo Astori, o atleta nacional saiu para o terceiro segmento da corrida a 1’15’’ do atleta que seguia em primeiro lugar.

«A prova correu bem, foi uma competição muito tática, fiz a gestão da primeira corrida, no ciclismo inseri-me num grupo de italianos que tentaram colocar-me atrás», contou João Nuno Batista. A performance da segunda corrida permitiu ao atleta português recuperar cerca de um minuto e passar a meta na segunda posição.

João Nuno Batista terminou com o tempo 00:51:43, Nicolo Astori, da Itália, passou a meta na primeira posição com 00:51:28 e Lorenzo Pelliciardi, também de Itália, fechou o pódio com o tempo de 00:51:48.

Rafaela Cananó Silva que «teve muito boas sensações durante a prova», seguia num bom ritmo no primeiro grupo de ciclismo quando uma atleta caiu à sua frente. Conseguiu desviar-se, mas acabou por se ver envolvida numa segunda queda de outra atleta, o que afastou qualquer possibilidade de terminar a prova.

O pódio feminino foi totalmente preenchido por atletas italianas com Noemi Bogiatto na primeira posição com 00:58:30, Eleonora Demarchi no segundo lugar com 00:59:07 e Alice Alessandri, que, com o tempo 00:59:35, passou a meta na terceira posição.

No Campeonato da Europa de Duatlo Sub-23, mais um excelente resultado para Portugal, com Hugo Figueiredo, a conquistar o título de Campeão Europeu Sub-23 de Duatlo.

«Era o resultado que esperava, primeiro sub-23 e top 10 da geral, fiquei muito contente», comenta Hugo Figueiredo, que acrescenta: «Fiz uma corrida controlada para me poupar para o ciclismo que sabia que ia ser muito tático, que incluía muitas voltas apertadas e retornos e onde há momentos em que quase temos que parar a bicicleta para depois a relançar». Na segunda corrida, e terceiro segmento da prova, o atleta nacional sentiu cãibras ao início, mas conseguiu restabelecer-se para ‘atacar’ a um quilómetro da meta, vencendo todos os atletas do seu escalão.

O pódio do Campeonato da Europa de Duatlo, no escalão Sub-23, foi para Portugal, Grã-Bretanha e Itália, com Hugo Figueiredo a conquistar a primeira posição, com 00:49:22, Simon Davisa a ocupar o segundo lugar com 00:49:29 e Alberto Bartolomeo Demarchi a subir à terceira posição com 00:49:53.

Bons resultados nacionais entre os melhores atletas europeus de Duatlo!

Todos as classificações aqui