No dia 25 de setembro decorreu o Campeonato da Europa de Triatlo de elite, uma prova na distância standard.

Uma prova muito rápida, onde os triatletas deram o máximo para alcançar o título, com a chuva na prova masculina a exigir cautela e a provocar quedas.

Na elite feminina, a liderança na natação foi de italiana Bianca Seregni, que tem demonstrado exemplares desempenhos neste segmento. Com uma boa transição, ficou na frente do ciclismo, sendo alcançada pelo grupo perseguidor onde seguia Melanie Santos, com as atletas a ‘puxar’ neste segmento, ficando a uma distância significativa do segundo grupo, com as atletas Gabriela Ribeiro e Maria Tomé a seguir no segundo e terceiro grupo respetivamente.

Melanie Santos alcançou a 18.ªposição depois de ter realizado toda a prova no grupo da frente do ciclismo, enquanto Maria Tomé foi 31.ª na mesma competição. Gabriela Ribeiro não terminou a prova.

Julie Derron, da Suíça, venceu a competição com o tempo de 01:51:43, seguida da alemã Annika   Koch com o tempo de 01:52:08 e de Sian Rainsley, da Grã-Betranha, com a marca de 01:52:19.

Na prova masculina, a start list era bastante competitiva, com alguns nomes sonantes do triatlo mundial. Miguel Tiago Silva fez um excelente segmento de natação ao sair na segunda posição, integrando o primeiro grupo de ciclismo, onde entretanto se juntaram cerca de 25 atletas após a primeira transição. O tempo começou a piorar e o piso escorregadio deu origem a diversas quedas, enquanto o grupo perseguidor atacava para tentar alcançar o grupo da frente.

João Silva foi o melhor atleta nacional em prova terminando na 14.ª posição seguido de Ricardo Batista, que regressa às competições depois de um interregno forçado provocado por um acidente, alcançado o 16.º lugar. Miguel Tiago Silva, que fez um dos melhores tempos do segmento de natação ficou em 26.º e Alexandre Nobre passou a meta em 44.º.

O francês Dorian Coninx venceu a competição, atacando forte na corrida a 2km da meta, terminando em 01:41:03, seguido dos espanhóis Roberto Sanchez Mantecon, com o tempo de 01:41:22 e de Antonio Serrat Seoane, com 01:41:41 que ocuparam respetivamente a segunda e a terceira posição do pódio.

Muitos parabéns aos nossos atletas nacionais!