Rui Martins (Sporting CP) e Natacha Santos (Lusitano Frusoal) foram distinguidos com a atribuição do Cartão Branco, na cerimónia de entrega de prémios em Quarteira, por terem prestado assistência a triatletas em dificuldades.

O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.

No caso de Natacha Santos, o cartão atribuído surgiu na sequência de um gesto de fair-play ocorrido no Triatlo de Quarteira, no passado dia 24 de Março. A atleta do Lusitano Frusoal interrompeu a sua prova para prestar assistência a outra atleta que estava deitada no chão a passar por dificuldades. Natacha Santos permaneceu no local até à chegada do árbitro e da assistência médica, comprometendo o seu resultado em prova.

Também Rui Martins foi distinguido com a atribuição do Cartão Branco, desta feita pelo facto de ter prestado assistência a um grupo de atletas que sofreu uma queda durante o Triatlo de Santo André, prejudicando também o seu desempenho em prova.

É da competência do árbitro/juiz a atribuição do cartão branco/ fairplay sempre que observe uma ação ou comportamento merecedor do mesmo, podendo ser mostrado a diversos intervenientes envolvidos.