A Federação de Triatlo de Portugal tem muito orgulho em comunicar a nomeação de duas árbitras portuguesas para dois importantes eventos internacionais.

Paula Maia integrará a comitiva dos 28 árbitros que marcarão presença nos próximos Jogos Olímpicos. Este evento, que inclui pela primeira vez 50% de árbitros do sexo feminino, realiza-se em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto do próximo ano.

Os árbitros para os Jogos Olímpicos foram selecionados através de um processo que incluiu várias fases segundo os critérios de elegibilidade da World Triathlon (WT), que passou pelas federações nacionais, pela seleção do Comité Técnico da WT e pela Delegação Técnica, sendo a aprovação final da responsabilidade da Comissão Executiva da World Triathlon.

«O processo de seleção da World Triathlon para os Jogos Olímpicos é transparente, sendo planeado para garantir a presença equilibrada dos árbitros mais qualificados. Existe um grande investimento na formação de técnicos que demonstram a sua excelência nos mais variados eventos. Gostaria de agradecer e dar os parabéns a todos os árbitros, inclusive aqueles que não constam da lista desta vez. Haverá mais oportunidades no futuro para participar nesta experiência», afirmou Gergely Markus, diretor desportivo da World Triathlon.

Liliana Sares foi a árbitra nacional escolhida para arbitrar os Jogos Europeus que se realizarão em Cracóvia e Małopolska, na Polónia, de 21 de junho a 2 de julho. Este evento, que está representado por um universo de 22 federações de triatlo, receberá atletas de 50 países.

A FTP gostaria de assinalar estas duas nomeações, dando os parabéns às árbitras Paula Maia e Liliana Sares desejando um excelente desempenho nestes dois importantes eventos internacionais.