A árbitra Ana Pessegueiro está nomeada para o Prémio do Cartão Branco 2021/022, lançado pelo IPDJ para promoção de actos de fair-play.

A nomeação, na categoria “árbitros”, é justificada pelo facto de Ana Pessegueiro ter atribuído o Cartão Branco no Triatlo Jovem de Soure por duas vezes.

“A primeira situação aconteceu com uma mãe do Pedrogão Triatlo que se disponibilizou para ajudar a equipa de arbitragem a regularizar uma situação depois de uma queda aparatosa da árbitra. Dessa forma, permitiu que a mesma tivesse assistência médica e que o trabalho não fosse interrompido. O segundo caso aconteceu com a treinadora do Ciconia Ciconia Clube, que incentivou e ajudou atletas do 1º agrupamento, de outros clubes que não o seu, a cumprirem o percurso de natação”, explica Ana Pessegueiro.

Os Prémios do Cartão Branco têm como objetivo reconhecer a importância do uso do Cartão Branco na prática desportiva e são atribuídos anualmente em três categorias: Prémio Cartão Branco – Entidades, Prémio Cartão Branco – Árbitros e Prémio Revelação do Cartão Branco.

É ao IPDJ e à CAJAP que compete deliberar sobre a atribuição do prémio.