Duatlo de Soure 2021 recebeu no dia 5 de outubro o Campeonato Nacional Individual de Duatlo.

Realizou-se no dia 5 de outubro de 2021 o Duatlo de Soure, uma prova nacional de estrada disputada na distância sprint. O evento recebeu o Campeonato Nacional Individual de Duatlo, o Campeonato Norte Individual e de Clubes e o Campeonato Centro Norte Individual e de Clubes.

O evento contou com uma prova para atletas federados não federados, com um percurso que incluiu 5km de corrida, 20km de ciclismo e mais 2,5km de corrida. A primeira corrida foi constituída por uma volta de 5km em piso de alcatrão, paralelo e terra batida, o ciclismo de duas voltas com 20km integrou piso maioritariamente de alcatrão e a corrida final teve 2,5km com uma volta realizada em alcatrão, paralelo e terra batida.

Na prova masculina foi Alexandre Nobre, do Sport Lisboa e Benfica, que conquistou o título de Campeão Nacional, com 00:55:11, optando logo de início por se isolar e ganhar uma vantagem confortável que permitiu manter o ritmo e gerir a prova. «Foi um desafio pela estrada que se encontrava molhada e também porque fiz a prova sozinho», explica Alexandre Nobre, satisfeito com a sua prestação.

Nelson Gomes, do Grupo Desportivo de GOMA, foi vice-campeão nacional com o tempo de 00:56:50, andando sempre nos lugares da frente. Nuno Pereira, do Grupo Desportivo de Goma, alcançou a terceira posição com 00:56:56.

Em femininos, foi uma prova disputada até ao final com duas atletas na frente da competição. Liliana Veríssimo, do OutSystems Olímpico de Oeiras, venceu a competição feminina arrecadando o título de Campeã Nacional com 01:06:16, fazendo a prova lado a lado com Ana Ramos, do Alhandra Sporting Club, que conquistou o título de vice-campeã com o tempo de 01:06:46. «Consegui trabalhar bem com a Ana Ramos, estivemos sempre as duas até praticamente ao final da competição, mas no final consegui aumentar o rimo da corrida para ganhar vantagem e alcançar a vitória que era o objetivo», afirmou Liliana Veríssimo. 

Rita Maria Lopes, do Boavista Futebol Clube, passou a meta na terceira posição com 01:09:22.

Muitos parabéns a todos por mais uma meta superada!

 

O Duatlo de Soure 2021 foi uma organização da Câmara Municipal de Soure, com o apoio técnico da Delegação Norte da Federação de Triatlo de Portugal e da Federação de Triatlo de Portugal.