Apresentação

A Missão da Federação de Triatlo de Portugal consiste em “promover, regulamentar, dirigir e expandir a prática desportiva do triatlo e das modalidades afins – o duatlo e o aquatlo – em todo o território nacional, ao mesmo tempo garantir uma representação condigna dos atletas portugueses em provas internacionais.”

O Triatlo enquanto desporto eclético e moderno tem vindo a afirmar-se como um grande veículo de promoção de um estilo de vida saudável. Tendo presente o potencial que encerra, julgamos ser pertinente alargar e incentivar a sua prática, maximizando o acesso e a participação em atividades físicas.

O Paratriatlo como modalidade olímpica associa-nos também ao Comité Paralímpico de Portugal, assentando os principais valores na “Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva”. O grande marco na história da nossa modalidade aconteceu nos Jogos Paralímpicos, no Rio Janeiro em 2016, onde o Paratriatlo obteve a sua estreia como modalidade parolímpica.

Objetivos

Os principais objetivos da International Triathlon Union (ITU), nos quais nos revemos e pretendemos aplicar em território nacional, consistem em:

• Divulgar o Paratriatlo, incentivar a prática e dar a conhecer a modalidade para que consequentemente a participação também aumente.
  • Aposta no Projeto de Preparação Paralímpica com vista os Jogos de Tokyo 2020.
  • Organização e fomentação do Calendário Nacional de Competições de Paratriatlo e de Duatlo.
  • Lançamento do Programa de Apoio aos Clubes com Atletas de Paratriatlo.
  • Especialização e Formação de Treinadores em Paratriatlo
  • Lançamento do Programa de Apoio aos Clubes com Atletas de Paratriatlo.
  • Fomentar a presença de princípios éticos e Fair Play, construindo um sistema de classificação justo.
  • Trabalhar em conjunto com entidades que promovam valores, partilhem os mesmos objetivos nomeadamente o aumento de prática desportiva e que estejam interessadas em contribuir para bom desenvolvimento do Para-Triatlo.