São oito os triatletas que vão representar Portugal no Campeonato da Europa de Triatlo Sprint, em Olsztyn, na Polónia, que se disputa entre 27 e 29 de Maio, no formato de meia-final e final.

 “Temos fortes hipóteses de conseguir bons resultados, dado o leque de triatletas que apresentamos. É uma comitiva jovem, mas já com resultados de relevo internacional que nos deixam com expectativas interessantes”, explica José Estrangeiro, Diretor Técnico Nacional.

Madalena Almeida, Ricardo Batista (atual campeão europeu sub-23), Tiago Fonseca e Maria Tomé vão alinhar na prova de elites, ainda que os três últimos compitam também para a classificação de sub-23. No escalão de juniores, a seleção conta com João Nuno Batista (vice-campeão do mundo), Gustavo do Canto e Matilde Santos. Na vertente de Paratriatlo, será Filipe Marques a representar as cores nacionais.

Para Ricardo Batista, atual campeão da Europa de sub-23, “fazer melhor do que no ano passado é impossível, mas gostava muito de voltar a alcançar um lugar no pódio”. Ambição semelhante tem Filipe Marques, que na última época alcançou um terceiro lugar no Europeu. “As minhas expectativas são voltar a fazer pódio e, se possível, tentar lutar por um lugar ainda melhor, segundo ou primeiro”, explica o paratriatleta português.

Para Maria Tomé, o primeiro objetivo passa por ultrapassar a meia-final. “Em 2001 não consegui apurar-me para a final A, por isso o objetivo é vingar o resultado do ano passado”, sublinha a triatleta.

Mais informações, aqui: https://triathlon.org/events/start_list/2022_europe_triathlon_championships_olsztyn/545908

  • João Pereira e João Silva na Taça do Mundo de Arzachena, Itália

Os olímpicos João Pereira e João Silva vão participar na Taça do Mundo de Azachena, Itália, que se realiza no próximo sábado, dia 28 de Maio. João Silva volta a competir depois do 44º lugar em Yokohama, na etapa do campeonato do mundo, enquanto João Pereira regressa às provas internacionais na sequência do 5º posto na Taça da Europa de Yenisehir, na Turquia, no passado mês de Abril.

  • Oeiras recebe Nacional de Sprint no próximo domingo

A Praia da Torre, em Oeiras, recebe o campeonato nacional de triatlo sprint, no próximo domingo, 29 de Maio. Em disputa estarão os títulos de elites e grupos de idade, assim como estará disponível uma prova aberta para não federados que queiram experimentar a modalidade.

AGENDA DO EUROPEU DE OLSZTYN

Sábado, 28

07:00 – PARATRIATLO

12:45 – JUN. FEM. (Final)

13:14 – JUN. MASC. (Final)

17:55 – ELITE E SUB23 FEM. (Final)

18:25 – ELITE E SUB23 MASC. (Final)