Um dos Triatlos mais concorridos do nosso país teve lugar em Oeiras para a 34.ª edição.
O Triatlo de Oeiras realizou-se no dia 16 de maio, no habitual ambiente de festa, embora com as regras de segurança a que já todos se habituaram a cumprir.

A prova foi disputada na distância sprint (duas voltas de 750 metros a nadar, quatro voltas a totalizarem 20km de ciclismo e duas voltas de corrida com 5km) com a natação ter início na bonita praia da Torre, com os outros dois segmentos de ciclismo e corrida a estenderem-se pela Avenida Marginal entre Algés e Oeiras. Foram mais de 500 atletas que marcaram presença neste evento: na primeira partida do dia, os atletas lançaram-se à água às 9h da manhã para disputarem o título nacional de Triatlo na distância sprint.

Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, foi o justo vencedor, sagrando-se Campeão Nacional pela terceira vez consecutiva. «Penso que foi uma prova bem conseguida do início ao fim, apesar da questão da troca de corrente à última hora!» Ricardo Batista, Christophe De Keiser e Miguel Tiago Silva, estes dois últimos do OutSystems Olímpico de Oeiras, conseguiram abrir espaço para os restantes atletas logo desde a natação, destacando-se no ciclismo. «Trabalhámos bem os três neste segundo segmento, ganhando vantagem de cerca de pouco mais de um minuto para o grupo perseguidor.» Na corrida, Batista aumentou o ritmo, afastando-se dos dois atletas que seguiam com ele: «Com o tempo que tinha de vantagem para o segundo classificado, geri a última volta da corrida. É sempre um orgulho ser Campeão Nacional três vezes seguidas, além de que que revela ser um bom indicador para as provas que se avizinham, como a Taça do Mundo, que se realiza em Lisboa, já no dia 22 de maio.»». Batista venceu com 00:55:14, menos 34 segundos que o atleta belga Christophe De Keyser, que passou a meta em segundo lugar com 00:55:48. Miguel Tiago Silva, com 00:56:43, sendo o segundo atleta nacional a terminar a prova, foi Vice-Campeão Nacional, com Tiago Fonseca a posicionar-se em terceiro do Campeonato como tempo de 00:56:58.

Maria Tomé, do OutSystems Olímpico de Oeiras, alcançou o título de Campeã Nacional com 01:04:10, começando a ganhar vantagem desde a natação, juntamente com Vera Vilaça, do Sport Lisboa e Benfica, que se sagrou Vice-Campeã Nacional com o tempo de 01:06:27. As duas atletas mantiveram-se isoladas no ciclismo, em relação ao grupo perseguidor constituído por dez atletas, terminando em simultâneo o segundo segmento. Maria Tomé impôs um ritmo de corrida superior ao de Vera, vencendo desta forma a competição. Inês Oliveira, do Sporting Clube de Portugal, conquistou a terceira posição com 01:07:34. «Foi uma natação um bocado dura, com a saída da água entre voltas, trabalhei bem com a Vera na bicicleta pelo que conseguimos ganhar tempo em relação às restantes atletas. Na corrida tentei uma boa prestação para me testar». Maria Tomé acrescenta que ‘a ausência de Gabriela Ribeiro e de Helena Carvalho tornou a prova um pouco diferente’.

Resultados Campeonato Nacional de Juniores

No Campeonato Nacional de Juniores, os dois primeiros lugares pertenceram a atletas do OutSystems Olímpico de Oeiras com Rodrigo Rodrigues a conquistar o título com 00:57:00, Alexandre Montez a passar a meta aos 00:57:12 alcançando o título de Vice-Campeão.  Alexandre Silva, do Sport Lisboa e Benfica, terminou a prova na terceira posição com 00:57:26.

Beatriz Pinto, do Sport Lisboa e Benfica, foi Campeã Nacional no seu escalão com 01:10:09, enquanto Beatriz Nunes, do OutSystems Olímpico de Oeiras, foi vice-campeã ao passar a meta em 01:11:01.

João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, foi o primeiro cadete a passar a meta, com o tempo de 00:57:38, Gabriel Santos, do Sport Lisboa e Benfica, passou a meta em segundo com  00:58:24 e Gustavo do Canto, também do Clube de Natação de Torres Novas, foi o terceiro do seu escalão a passar a meta com 00:58:42.

Na prova feminina, destaque para Matilde Santos, do OutSystems Olímpico de Oeiras, que foi a primeira do seu escalão fazendo também um excelente 4.º lugar à geral. Maria Gonçalves, do Clube de Triatlo do Fundão, foi a segunda atleta do escalão a terminar com o tempo de 01:09:56 e Bruna Belo, do ADRAP Madeira, passou a meta na terceira posição com 01:13:49.

Campeonato Nacional de Paratriatlo

João Santos, do GRCD Leião Triatlo, ficou na primeira posição na categoria PTHI, com 01:16:05 enquanto Luis Ferreira, da Associação Académica de São Mamede, alcançou o segundo lugar na mesma categoria com 01:17:08.

André Dias, do Alhandra Sporting Club, ficou na primeira posição na categoria PTVI1, com o tempo de 01:33:54 00:17:49 e José Manuel Mendonça, do Ludens Clube de Machico, foi primeiro na categoria PTS3 com 02:02:18.

Campeonato Nacional Individual de Grupos de Idade

Esta prova emblemática encheu a praia da Torre com atletas muito motivados a dar o seu melhor no Campeonato Nacional de Grupos de Idade.

Campeões Nacionais de Grupo de Idade

Cadetes: Christian, ADRAP Madeira, 00:58:05

Juniores: Luís Marques, AMICICLO GRÂNDOLA, 01:00:04

20-24: Joaquim Cerqueira, Alhandra Sporting Club, 00:57:28 – 1.ª posição da geral

25-29: Miguel Gouveia, ADRAP Madeira, 01:00:21

30-34: Diogo Custódio, Clube de Futebol Os Belenenses, 00:58:36

35-39: Rui Dolores, AMICICLO GRÂNDOLA, 00:59:03

40-44: Sérgio Dias, CNATRIL Triatlo, 00:59:17

45-49: Bruno Teles Grilo, Estoril Praia Credibom, 01:00:49

50-54: Mário Machado, Triatlo SUColarense, 01:01:24

55-59: Miguel Fragoso, OutSystems Olímpico de Oeiras, 01:04:14

60-64: Carlos Brito, Try Portugal / V. Janes, 01:02:38

65-69: Carlos Cabrita M 65-69 Louletano, 01:11:01

70-74: José Alberto Domingos, Lusitano / Frusoal, 01:30:29

Campeãs Nacionais de Grupo de Idade

Cadetes: Luísa Miranda, Sport Lisboa e Benfica, 01:06:59

Juniores: Joana Tomé, CCDSintrense, 01:09:02

20-24: Maria Medeiro, OutSystems Olímpico de Oeiras, 01:06:20

25-29: Cristiana Martins, Estoril Praia Credibom, 01:12:09

30-34: Ana Filipa Ferreira, Alhandra Sporting Club, 01:05:31 – 1.ª posição da geral

35-39: Liliana Veríssimo, OutSystems Olímpico de Oeiras, 01:07:04

40-44: Jana Advani, Louletano, 01:09:51

45-49: Fernanda Marques Santinha, Clube Oriental de Lisboa, 01:11:35

50-54: Filipa Oliveira, Clube de Futebol Os Belenenses, 01:10:58

55-59: Maria João Lima, Associação Académica de São Mamede, 01:18:58

60-64: Fernanda Moura, OutSystems Olímpico de Oeiras, 01:36:35

Foi mais um carismático Triatlo de Oeiras, desta vez na sua 34.ª edição e sem a habitual prova aberta. Contou com a organização do Município de Oeiras e da Federação de Triatlo de Portugal.