O fim de semana de 25 e 26 de março será inteiramente preenchido com o Triatlo Internacional de Quarteira 2023, evento que inclui três provas, duas internacionais e uma competição nacional por equipas, a Taça de Portugal de Triatlo.

No dia 25 de março, sábado, realiza-se a Taça da Europa de Elite e no dia 26 de março, domingo, tem lugar a prova europeia na categoria júnior. O evento finaliza com a segunda etapa da Taça de Portugal, a prova nacional de Triatlo que mais equipas recebe.

O belo cenário de Quarteira receberá as três provas com os três segmentos da modalidade: os atletas nadam na praia junto ao Hotel D. José, passam na primeira transição para montarem nas bicicletas e pedalar pelas principais avenidas da freguesia, num percurso que, apesar de maioritariamente plano, conta com alguns desafios. Seguidamente, os participantes deixam as bicicletas no parque de transição para correrem ao longo do passeio marítimo de Quarteira, onde contarão com o habitual aplauso do entusiasta público.

A competição feminina da Taça da Europa de Elite conta com quatro triatletas nacionais entre cerca de 60 participantes: alinham à partida com as cores da bandeira nacional Melanie Santos, Inês Rico, Madalena Almeida e Helena Carvalho. Estarão presentes várias nacionalidades, com especial destaque para Espanha, mas também para França ou Suíça, passando por Alemanha ou Holanda, entre outras.

No setor masculino, sete triatletas portugueses marcarão presença na prova, com o experiente João Pereira que participou recentemente na primeira prova do Campeonato do Mundo em Abu Dhabi. A Taça da Europa de Quarteira conta também com os triatletas Miguel Tiago Silva, Tiago Fonseca, João Mansos, André Dias, Pedro Gaspar e Hugo Figueiredo. A nação mais representada é a França, mas a prova inclui igualmente a participação de muitos espanhóis, alemães ou ingleses, num total de 70 triatletas.

No dia 26 de março serão os mais novos a entrar em ação, numa lista recheada de excelentes atletas juniores, como os portugueses João Nuno Batista, Gabriel Santos, Manuel Bartolomeu, João Vaz, David Abreu, Rodrigo Pissarra, Gustavo do Canto e Duarte Fernandes, que integram uma start list de 70 inscritos.

5.ª posição para Gustavo Do Canto na edição anterior

Na prova júnior feminina, podemos contar com cerca de 70 atletas e com as participações nacionais de Maria Gonçalves, Matilde Santos, Letícia Magalhães e Rafaela Cananó Silva.

A melhor triatleta nacional júnior foi Matilde Santos na 9.ª posição

Matilde Santos alcançou a 9.ª posição em 2022

A prova de Quarteira conta habitualmente com muito público que aplaude incansavelmente ao longo do percurso, facto que motiva a participação de triatletas nacionais e internacionais. Por ter excelentes condições para a prática de Triatlo, e sendo uma das primeiras competições da época, esta prova inclui alguns atletas de grande nível que participam com o objetivo de treinar e aferir o seu nível competitivo.

A Taça da Europa de Elite disputa-se na distância olímpica (1500 metros a nadar, 40km de ciclismo e 10km a correr) e na distância sprint na categoria júnior e na Taça de Portugal (750 metros a nadar, 20km de ciclismo e 5km a correr).

Fique atento às datas e horários:

Sábado, 25 março: Taça da Europa de Triatlo  (Elite)

13:45 Partida Feminina da Taça da Europa de Triatlo

16:30 Partida Masculina da Taça da Europa de Triatlo

Domingo, 26 de março: Taça da Europa de Triatlo (Juniores)

08:45 Partida Feminina da Taça da Europa de Juniores de Triatlo

10:00 Partida Masculina da Taça da Europa de Juniores de Triatlo

11:00 Partida da Taça de Portugal de Triatlo (2ª etapa)

As inscrições no XXI Triatlo Cidade de Quarteira para a Taça de Portugal devem ser efetuadas através do site da Federação de Triatlo de Portugal, até às 23h59 do dia 19 de março.

Consulte o regulamento aqui

Inscreva-se aqui