Vinte e um atletas portugueses vão participar, este fim de semana, nos Campeonatos da Europa de Triatlo, nas categorias de sub-23 e Youth. As expectativas para esta competição são as de proporcionar a alguns dos mais promissores triatletas portugueses, experiência em competições internacionais.

Será o caso de Pedro Mendes, que no ano passado obteve a medalha de bronze da competição e que, este ano, tentará superar os efeitos de uma lesão que o tem afectado. “Já é o quarto ano consecutivo em que participo no Europeu de sub-23 e por isso estou à espera de uma prova rápida com adversários muito fortes.

“Tinha expectativas bastantes elevadas para esta prova, mas infelizmente tenho andado com uma lesão, desde o início da época, que impediu de chegar ao Europeu na forma que desejaria.  No entanto, vou dar o melhor para obter o melhor resultado possível”, adiantou Pedro Mendes.

Outro dos atletas que marcará presença na prova masculina de sub-23 será Filipe Azevedo, que recentemente se sagrou campeão europeu de duatlo na mesma categoria. “Esta prova é um dos objetivos que tinha traçado para este ano, treinei para estar na melhor forma possível e espero conseguir fazer um bom resultado”, declarou.

Ainda nos sub-23, os outros atletas portugueses que estarão no Campeonato da Europa, serão João Francisco Ferreira, Alexandre Nobre, Rui Filipe Tenrinho e ainda David Luís.

Na prova feminina dos sub-23, Portugal será representado por três atletas. Uma das quais será Melanie Santos que se preparou com um objectivo muito definido na sua cabeça: “Espero estar no top ten, mas acima de tudo, espero que a prova corra bem e que sinta que dei tudo o que tinha nesse dia”, afirmou uma das atletas portuguesas que participarão no Campeonato da Europa.

De resto, ainda na categoria de sub-23, as outras duas atletas a representar Portugal, serão Ana Luísa Ramos e Helena Mora Carvalho.

Nas provas do escalão youth, no género masculino, foram convocados seis atletas. Ricardo Baptista, Vasco Vilaça, Tiago Lemos Fonseca, Tiago de Jesus Pinto, Miguel Tiago da Silva e Duarte Brás.

Na prova feminina do escalão youth, Portugal estará representado por seis atletas: Gabriela Ribeiro, Mafalda Costa, Carolina Leal da Serra, Rita da Cruz Fardilha, Inês Baptista Pereira e ainda Joana Beatriz Miranda.