Rio Maior recebeu o evento de Duatlo organizado pela Câmara Municipal de Rio Maior, Desmor, EM, SA e pela Federação de Triatlo de Portugal. Cerca de 300 atletas alinharam à partida para disputar a primeira etapa do CN de Clubes e o CN Universitário.

Com a presença de alguns dos melhores atletas a competirem em solo Nacional, seria espectável assistirmos a uma prova de qualidade tanto do lado masculino como do Feminino. Pamella Oliveira, triatleta Olímpica, treinada por Sérgio Santos e que representa o Rio Maior Triatlo era a grande favorita à partida. Na prova masculina, apresentavam-se nomes como João Pereira, Miguel Arraiolos e Pedro Laginha Palma como favoritos ao pódio final.

Com um excelente trabalho no segmento de ciclismo, Miguel Arraiolos e João Pereira, ambos triatletas do Benfica e do projeto Olímpico 2016, conseguiram isolar-se do numeroso grupo que trabalhava em sua perseguição e selar a prova na corrida. João Pereira, internacional português, 8º classificado no Campeonato do Mundo de Triatlo no ano passado, venceu a prova delegando para segundo lugar o seu colega de equipa Miguel Arraiolos. Com uma optima prestação no segmento final foi Rafael Domingues, Benfica, que mostrou o seu excelente momento de forma e fechou o pódio da classificação absoluta masculina.

Nas senhoras a vencedora foi mesmo Pamella Oliveira. A triatleta conseguiu levar a melhor sobre a concorrência deixando o segundo lugar para Madalena Almeida, atleta individual. Ana Ramos, Clube Olímpico de Oeiras, completou o pódio na terceira posição absoluta.

Sendo esta a primeira etapa do CN de Clubes, as formações procuraram trabalhar nesse sentido e obtiveram os primeiros pontos da temporada. Na classificação feminina segue o Clube Olímpico de Oeiras em primeiro lugar, seguido do Rio Maior Triatlo e do Sporting Clube de Portugal, em segundo e terceiro lugar respectivamente. Nos homens a liderança pertence ao Sport Lisboa e Benfica, seguido pelo Clube Olímpico de Oeiras em segundo lugar e o Portugal Talentus na terceira posição.

Hoje também foi dia de encontrar os primeiros campeões nacionais de 2016 sob a forma de Campeã/ão Universitário de Duatlo. Nesse sentido, a vitória dos campeonatos foi levada a cabo por Liliana Alexandre, Sporting Clube de Portugal, e por Pedro Laginha Palma do Sport Lisboa e Benfica.

A próxima prova do calendário competitivo Nacional será o Duatlo das Lezírias disputado entre os dias 06 e 07 de Fev. Num evento que receberá uma prova do CN Jovem, uma Prova Aberta e mais uma etapa da Taça de Portugal PORterra.