Organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim e Federação de Triatlo de Portugal, o 2º Triatlo de Altura é um evento composto pela etapa inaugural da Taça de Portugal de Triatlo, pelo Campeonato Nacional de Clubes de Estafetas e também por uma Prova Aberta.

Com o mar do Algarve como palco para o arranque deste evento, o segundo Triatlo do Calendário Nacional, disputado sábado dia 19, desloca-se apenas alguns quilómetros do local onde inicia. Repetindo o destaque da época passada, a etapa inaugural da Taça de Portugal juntará clubes e atletas que procurarão, desde cedo, a liderança na competição. Disputada sob o formato sprint (750m-20km-5km) a prova terá início na praia de Altura com o segmento de natação a ser disputado no mar algarvio. O segmento de ciclismo e corrida apresentará a localidade aos atletas que a terão de circundar em percursos planos e em asfalto, numa etapa que o ano anterior foi dominada por completo pelo Tecnel – CD Águias.

O dia seguinte, 20 de Março, será marcado pela competição que procurará colocar à prova as melhores e mais afinadas formações do cenário competitivo Nacional. O CN de Clube de Estafetas será disputado sob o formato de estafetas mistas, compostas por 4 elementos (2 de cada género). Individualmente cada atleta terá de percorrer o equivalente a uma prova super-sprint (300m-8km-2km) e passar o “testemunho” a um colega de equipa. Esta prova terá a particularidade de ser composta por equipas mistas, sendo que as atletas femininas terão de percorrer o primeiro e terceiro percursos da estafeta, delegando os atletas masculinos para o segundo e quarto percursos.

Voltamos a pedir atenção especial para o procedimento de inscrição para o CNC de Estafetas. Cada clube deverá inscrever via plataforma todos os atletas que deseja que participem na prova de Estafetas. O valor de inscrição por equipa é de 50€, pelo que será cobrado por cada atleta 12,5€ pela presente plataforma. Posteriormente, terá de ser preenchido o formulário em baixo, e enviado para inscricoes@federacao-triatlo.pt, até ao dia 14 de Março.

Ver formulário

Só serão aceites inscrições de equipas que componham a estafeta completa (dois atletas masculinos e duas atletas femininas), mesmo que a inscrição repartida do atleta individualmente tenha sido feita e paga sem este estar associado a uma equipa completa.

Esperamos encontrar a família do Triatlo reunida para mais um fim-de-semana preenchido.