Vila Real de Santo António foi palco de um dos grandes eventos do calendário competitivo Nacional, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da Federação de Triatlo de Portugal. Palco da disputa pela terceira etapa do Campeonato Nacional Jovem e uma Prova Aberta no sábado, inaugurou o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo esta manhã, domingo. Foram mais de 900 atletas, divididos por todos os escalões, aqueles que aceitaram comparecer e participar nestas provas que conseguiram unir a família do triatlo num único fim de semana.

Esta manhã o primeiro Triatlo de 2016 disputado em solo luso reuniu mais de 400 triatletas que procuraram representar as cores dos seus clubes na etapa inaugural do CN de Clubes de Triatlo. A prova de 750 metros de Natação, 21,9 quilómetros de ciclismo e 5 quilómetros de corrida foi vencida pelo Rio Maior Triatlo em femininos e pelo Sport Lisboa e Benfica em masculinos.

No final do primeiro segmento, natação, a liderança da competição surgia por parte de Miguel Silva, Clube Olímpico de Oeiras, seguido de perto por excelentes nadadores como Rui Tenrinho, Rio Maior Triatlo, David Luís e Pedro Gaspar, Portugal Talentus. Com o início do segmento de ciclismo e tendo em conta o grupo de triatletas que surgiam em perseguição o espectável aconteceu e um grande número de atletas acabou por formar na frente da corrida um grupo que segurou a liderança da competição. Pedro Laginha Palma, Sport Lisboa e Benfica, foi o mais forte entre a concorrência no final dos 5km de corrida. O Triatleta internacional português confirmou mais uma vez a sua qualidade e o seu presente momento de forma e fechou a competição com uma vantagem de cerca de 12 segundos para o segundo classificado, Mateusz Kazmierczak do Portugal Talentus. David Luís, com uma excelente prestação que o posicionou durante toda a prova na frente da competição, completou o pódio absoluto na terceira posição.

Sem margem para dúvidas Pamella Oliveira, triatleta Olímpica que representou a seleção brasileira em Londres 2012, surgia em competição com favoritismo à vitória final. Naturalmente, sendo uma das melhores especialistas de natação a nível internacional, liderou a prova desde os seus momentos iniciais. A triatleta do Rio Maior Triatlo manteve a sua posição na frente da competição durante todo o segmento de ciclismo e fechou a corrida final com mais de 1 minuto de vantagem sobre a segunda classificada. Amalia Sanchez, Rio Maior Triatlo, e a ainda júnior Madalena Almeida, atleta individual, fecharam o pódio final em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Sábado, palco da disputa pelo Campeonato Nacional Jovem observou-se a mais uma vitória do Sport Lisboa e Benfica numa prova realizada em formato de Duatlo. A equipa de formação lisboeta venceu a sua terceira etapa consecutiva e reforçou a posição de liderança no campeonato. Em segundo lugar classificou-se o Alhandra Sporting Club e em terceiro o Clube de Natação de Torres Novas. Entre os mais de 300 jovens que se juntaram em representação dos seus clubes, tendo cada um competido em diferentes distâncias alinhadas com os escalões competitivos, destacaram-se os pequenos vencedores. Leonor Esteireiro, Águias de Alpiarça, e Martim Santos, Sport Lisboa e Benfica, venceram o escalão de Benjamins. Cristina Jimenez, Individual, e Tomás Prudêncio, Sport Lisboa e Benfica, foram os melhores entre os atletas Infantis em competição. Carolina Campos, Núcleo do Sporting da Golegã, e João Martins, SFRAA TRIATLO, venceram a competição em Iniciados. Margarida Lopes, CNCVG, e José Pedro Vieira, Clube de Natação de Torres Novas, conseguiram a vitória em Juvenis.

O próximo fim de semana será mais uma grande oportunidade para viver o triatlo. Desta feita, a organização desloca-se até Altura para a primeira etapa da Taça de Portugal de Triatlo e para a disputa pelo Campeonato Nacional de Clubes de Estafetas, num evento que promete ser de grandes emoções para os amantes da modalidade.