Este fim de semana, dias 21 e 22 de Maio, a Golegã foi palco de um dos eventos mais marcantes do calendário competitivo Nacional. Caracterizado pelos percursos de dificuldade técnica acrescida, especialmente no segmento de ciclismo, o XTerra Portugal foi organizado pelo Núcleo Sportinguista da Golegã e pela Câmara Municipal da Golegã, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Sábado, foi dia de disputa da prova principal do evento. Pontuável para a Taça de Portugal PORterra, para o circuito XTerra Europe e de qualificação para o XTerra WorldChampionship, o desafio de 1,5km de natação, 33km de ciclismo BTT e 10km de corrida atraiu equipas e atletas apaixonados pelo todo-o-terreno. José Estrangeiro, atleta Internacional Luso de referência na longa distância, saiu vencedor da prova com uma vantagem de mais de 4min sobre o segundo classificado. O triatleta do Atlético CP  Triatlo isolou-se no segmento de ciclismo e amentou a vantagem na corrida final, exercendo o melhor parcial de atletismo e delegando Rui Dolores, Amiciclo Grândola, para segundo lugar da classificação geral. Tiago Maia, Sport Lisboa e Benfica, líder da competição no final do primeiro segmento, apenas perdeu posições no ciclismo para os dois primeiros classificados, terminando a prova no último lugar do pódio. Catarina Dias, Fátima Escola de Triatlo, ainda Júnior, foi a primeira mulher da competição. Líderou a competição desde os seus momentos iniciais e terminou a prova com uma vantagem de mais de 40 minutos sobre a Veterana do Núcleo Sportinguista da Golegã, Joana Fragata.

Sendo esta uma etapa da Taça de Portugal PORterra, a classificação colectiva ficou marcada por ser representada apenas por formações da competição masculina. Nesse sentido, assistimos à primeira vitória em etapas da Taça por parte do Byke Mania/Frankfurt/CPA. Com uma vantagem significativa a formação expressou vontade e capacidade para disputar este troféu e delegou para segundo lugar o SFRAA Triatlo, vencedor da última etapa. Em terceiro lugar da classificação colectiva ficou o Amiciclo Grândola.

O evento ficou igualmente marcado pela disputa de mais uma das etapas do Campeonato Nacional Jovem de Clubes. Desta feita, disputado no dia seguinte sob o formato de Aquatlo, os jovens atletas apresentaram-se em representação dos seus clubes e competiram em distâncias adaptadas aos diferentes escalões. Repetindo o feito alcançado na Amora, última etapa, o Alhandra Sporting Clube mostrou hegemonia e dominou a prova. O Clube de Natação de Torres Novas conseguiu nesta etapa a sua melhor classificação esta época, tendo alcançado o segundo lugar. Na terceira posição surgiu o Sport Lisboa e Benfica, líder do Campeonato.

No mesmo dia, após a disputa da prova pontuável para o Nacional Jovem, foi realizada uma Prova Aberta denominada XTerra Open. Destinada a todos os interessados em participar e apresentando-se como uma excelente oportunidade para um primeiro contacto com a modalidade, a prova de Aquatlo de 300 metros de natação e 2km de corrida foi vencida pelos Cadetes Mariana Silva, Alhandra Sporting Club, e Bernardo Aguiar, Sport Lisboa e Benfica.

Mais um fim de semana que ficou marcado por excelentes prestações, individuais e colectivas, e por grandes experiências de Triatlo e Aquatlo.