O fim de semana de 11 e 12 de Março ficou marcado pelos dois dias de competições que tiveram lugar em Vila Real de Santo António. Com provas disputadas para todas as idades o evento foi composto pela realização da primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, por uma prova pontuável para o Campeonato Nacional Jovem e pela disputa de uma prova aberta.

Sábado foi dia de dar o tiro de partida para as competições de triatlo em Portugal. O primeiro triatlo da época reuniu mais de três centenas de atletas que procuraram, em Vila Real de Santo António, conquistar a liderança do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo.

Com duas partidas agendadas, a separar os atletas por género, as senhoras foram as primeiras a alinhar na praia de Monte Gordo para a partida do segmento de natação. No final do percurso, a atleta do Sporting Clube de Portugal, Helena Carvalho, surgia isolada após 750m percorridos nas águas algarvias. A mesma triatleta mostrou excelente capacidade no ciclismo e, ao final de 22km, entrou no parque de transição novamente isolada. O grupo perseguidor, composto por cerca de dez unidades, apressou-se a procurar anular a vantagem no último percurso da prova. Ao longo dos 5km de corrida Melina Alonso, Alhandra Sporting Club, demonstrou qualidade incontestável enquanto corredora e, com um dos melhores parciais do dia, arrecadou a vitória na competição. Andreia Ferrum, Outsystems Olímpico de Oeiras, terminou a prova na segunda posição e Liliana Alexandre, Sporting Clube de Portugal, encerrou o pódio feminino no terceiro lugar.

A competição masculina foi palco de uma incontestável demonstração de competitividade, com perto de três centenas de triatletas a marcarem a paisagem marítima e estradas de Vila Real de Santo António. Após uma natação intensa, Miguel Tiago Silva, Outsystems Olímpico de Oeiras, e Luis Ramos, BH Porto Triatlo, surgiam na liderança da competição com uma vantagem apenas de alguns segundos sobre o enorme pelotão. Vantagem essa que seria anulada durante o segmento de ciclismo onde se formou um numeroso grupo na frente da corrida composto pelos principais candidatos a vitória final. Repetindo o sucedido na prova feminina a decisão da vitória surgiu no segmento de corrida, onde Jesus Gomar, BH Porto Triatlo, cumprindo o melhor parcial do dia, conquistou o lugar mais alto do pódio. Jérémy Quindos, Portugal Talentus, foi segundo classificado e Gil Maia, BH Porto Triatlo, terminou a prova na terceira posição.

Em termos coletivos a primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo foi ganha pelo Alhandra Sporting Club, em femininos, e pelo BH Porto Triatlo, em masculinos. Segurando, os dois clubes, a liderança provisória do campeonato. Na competição feminina o Outsystems Olímpico de Oeiras conquistou o segundo lugar e o Sporting Clube de Portugal o terceiro. O Portugal Talentus e o Outsystems Olímpico de Oeiras conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, na competição masculina.

Na mesma tarde houve ainda lugar para a realização de uma prova aberta destinada a todos os interessados em participar. A prova disputada sob o formato de duatlo, com distâncias de 2km de corrida, 8km de ciclismo e 1km de corrida, foi ganha por Carla Mourão, Lusitano FC/Frusoal, e Ciprian Balanesco.

Domingo foi dia reservado às camadas de formação com a disputa de mais uma etapa do Campeonato Nacional Jovem. Perto de quatro centenas de pequenos talentos competiram nas ruas e estradas de Vila Real de Santo António e procuraram representar os seus clubes ao mais alto nível. No final das várias provas divididas pelos diversos escalões etários a vitória na etapa coube ao Alhandra Sporting Club. A formação ribatejana foi a mais forte e terminou as vitórias consecutivas levadas a cabo pelo Sport Lisboa e Benfica nas duas últimas etapas. O Sport Lisboa e Benfica conquistou o segundo lugar e o Escola Triatlo Santo António Évora completou o pódio colectivo na terceira posição.

Disputada sob o formato de duatlo a etapa foi vencida, em termos individuais, por intermédio de oito jovens atletas. Diana Marcelino e David Teló, Sport Lisboa e Benfica, venceram a prova na categoria de Benjamins. Cassilda Carvalho, Sport Lisboa e Benfica, e Manuel Bartolomeu, Fátima Escola de Triatlo, conquistaram o escalão de infantis. Rafaela Silva, Clube Natação do Cartaxo, e João Nuno Batista, Clube Natação do Cartaxo, foram os vencedores em Iniciados. Inês Rico, Alhandra Sporting Club, e Alexandre Silva, Sport Lisboa e Benfica, foram os melhores entre os Juvenis.

O Triatlo de Vila Real de Santo António foi palco de um grande evento das nossas modalidades e recebeu uma numerosa massa humana de atletas, clubes e espectadores. As provas assinalaram dois dias de competições para todas as idades e marcaram o calendário competitivo nacional como um dos eventos do ano. O evento foi uma organização da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da Federação de Triatlo de Portugal.