Realizou-se a 25 de agosto, na Hungria, a Taça da Europa que contou com a presença de quatro portugueses em prova.

Vera Vilaça na competição feminina e Vasco Vilaça, José Cabeça e Rafael Domingos na prova masculina foram os triatletas nacionais que marcaram presença nesta Taça da Europa em Székesfehérvar que decorreu ontem, dia 25 de agosto, na distância sprint.
A triatleta fez uma prova consistente, classificando-se na 30ª posição, terminando a competição em 01:03:01.
A competição foi ganha pela austríaca Sara Vilic, com 00:58:13, seguida de Jenny Manners, da Grã Bretanha, com 00:58:23 e a fechar o pódio ficou Margit Vanek, da Hungria, com 00:58:41.
José Cabeça e Rafael Domingos estiveram envolvidos em quedas de bicicleta, pelo que ficaram afastados da competição, embora José Cabeça tenha ainda conseguido terminar a prova.
Vasco Vilaça conseguiu um excelente 5º lugar, com o tempo de 00:51:48,  uma prova muito bem conseguida nos três segmentos, disputando os lugares do pódio, sempre na frente da competição.
Na opinião do triatleta do Benfica, a prova correu em geral muito bem: «Saí muito bem da água e acabei por fazer as duas primeiras voltas da bicicleta fugido na frente com o alemão Tim Hellwing, em 3º e 4º lugar. Acabamos por ser apanhados pelo pelotão. O pelotão era grande e infelizmente devido a erros táticos perdi muito tempo na segunda transição
Vasco bem posicionado, teve um atraso na segunda transição e depois recuperou muitas posições no segmento da corrid

Vasco estava bem posicionado, atrasou-se na segunda transição e depois recuperou muitos lugares no segmento da corrida

Vasco Vilaça passou muito tempo com uma lesão o que o condicionou principalmente na corrida, mas esta prova serviu também para perceber que essas limitações desapareceram. Depois de perder algum tempo na segunda transição e também muitas posições, Vilaça conseguiu ultrapassar muitos triatletas na corrida (de um triatlo sprint), alcançando um brilhante 5º lugar. «Depois de muitos meses lesionado e com limitações na corrida consegui finalmente voltar a estar entre os melhores corredores. Estou feliz com a minha prestação hoje e agora sei quais são os detalhes que tenho que trabalhar até ao Campeonato do Mundo» conclui o triatleta.

Na posição mais alta do pódio ficou o inglês Morgan Davies, com 00:51:19, o segundo classificado foi Lars Pfeifer, da alemanha, com 00:51:38 e em terceiro ficou o italiano Matthias Steinwander, com 00:51:45.

Segue-se para Vasco Vilaça a última etapa do Campeonato do Mundo de Juniores em Gold Coast, que irá decorrer entre 12 a 16 de setembro, com perspetiva de um excelente resultado, já que o triatleta alcançou o segundo lugar em 2017.

Informações sobre Gold Coast aqui

Pode ver os resultados da prova feminina aqui

Pode consultar os resultados da prova masculina aqui