Este fim de semana apresenta-se como um dos mais preenchidos do calendário Nacional. A FTP organiza duas provas, um triatlo e um duatlo, e participa com seis representantes nacionais na Taça do Mundo de Triatlo de Alanya, na Turquia.

 

CN Individual

A FTP viu-se forçada a adiar por uma semana, por motivos de segurança, a prova anteriormente calendarizada para Lisboa. Neste sentido, a organização transita a disputa dos títulos individuais de campeões nacionais de triatlo para Montemor-o-velho. Localidade com história em provas de campeonatos nacionais e palco conhecido para a maioria dos praticantes da modalidade. Será este ano, mais uma vez, local de competição entre alguns dos melhores triatletas nacionais.

Mantendo o formato de competição agendado para Lisboa, as provas do Campeonato Nacional Individual de Triatlo têm o tiro de partida previsto para as 14h30 (feminino) e 15h (masculino). Sendo que será realizada uma prova aberta, disputada na distância Super Sprint, com início previsto às 13h. Para a prova aberta as inscrições serão aceites até à data da prova sem qualquer penalização no valor de inscrição.

 

Duatlo Festival Bike

Enquadrado no Festival Bike Portugal e como usual ao longo dos anos a FTP organiza o Duatlo BTT, como parte integrante Taça de Portugal PORterra. Disputada na distância sprint a prova junta praticantes de duatlo e de ciclismo todo-o-terreno e procura dinamizar a prática do duatlo na maior concentração nacional de amantes de ciclismo. Tendo em conta a dimensão nacional do festival Bike de Santarém esta é uma das maiores provas do calendário Nacional em termos de divulgação e contacto direto com o espectador e praticante.

Até momento, AMA Mêda, em femininos, e Clube Garmin Olímpico de Oeiras, em masculinos, são os líderes provisórios da Taça de Portugal PORterra. A partida da competição está prevista para as 10h30 de Domingo.

 

Taça do Mundo de Alanya

Ainda este fim de semana será disputada a etapa da Taça do Mundo de Triatlo de Alanya, na Turquia. Em representação Nacional vão estar seis atletas.

Melanie Santos e Ana Ramos serão as representantes femininas em competição. Com partida marcada para as 14h, locais, de sábado as triatletas lusas vão disputar a prova entre algumas das melhores triatletas do circuito mundial. Melanie Santos encontra aqui mais uma oportunidade de amealhar importantes pontos para o ranking internacional enquanto Ana Ramos, apesar de também procurar pontos no circuito, encontra nesta competição mais uma oportunidade de consolidar alguma experiência internacional no escalão de Elites.

Domingo às 14h locais está prevista a partida da competição masculina. Prova onde João Pereira alinha como favorito e carrega o dorsal número 1 da competição. O Triatleta do Benfica, 8º classificado no Campeonato do Mundo de Triatlo este ano, procura a disputa dos primeiros lugares da competição internacional. Sendo a mais forte aposta da armada lusa aos lugares do pódio. Também em competição, em masculinos, vão estar Miguel Arraiolos, Filipe Azevedo e Alexandre Nobre. Atletas que, apesar de ocuparem diferentes posições no ranking, levam como objectivo a conquista de preciosos pontos internacionais.