Campeonato Nacional Individual de Grupos de Idade dá a primeira braçada no Triatlo de Lisboa
O Triatlo regressou aos grandes eventos em Lisboa, com a realização do Campeonato Nacional de Grupos de Idade, que contou com ‘casa cheia’, com 320 atletas inscritos e grupos de idade até aos 70-74 anos, o que demonstra que o Triatlo, ao incluir três segmentos, é um desporto inclusivo, equilibrado e completo.

O tempo quente e o horário das marés obrigaram a que a prova inciasse às 7h30, com partidas com 8 atletas por vaga, com um intervalo de 30 segundos.

O primeiro segmento de natação realizou-se no rio Tejo e incluiu 1500 metros com duas voltas com saída pela areia entre voltas. Os 40km de ciclismo tiveram 5 voltas cada uma delas de 8km na frente ribeirinha de Lisboa. Apesar de maioritariamente plano, o percurso do segundo segmento incluiu uma subida de 600 metros por cada volta, o que exigiu esforço adicional, e contou com dois retornos de 180º. Os atletas passaram por uma zona urbana sinuosa de cerca 600 metros. A corrida tinha quatro voltas de 2,5km em percurso plano.

A prova contou com nível competitivo elevado e grande participação, tendo sido atribuídos os títulos nacionais individuais na categoria de grupos de idade.

Campeões Nacionais Juniores

Guilherme Bonito, do OutSystems Olímpico de Oeiras, foi o primeiro a passar a meta no seu escalão com 02:05:56, enquanto Guilherme Vairinhos, do Lusitano / Frusoal, ficou na segunda posição com 02:19:02.

Campeões Nacionais 20-24

António Barata, do Sport Lisboa e Benfica, conquistou o título de Campeão Nacional do seu escalão, ficando também à frente da geral dos GI, com o tempo mais rápido de prova com a marca de 01:59:02. Filipe Marques, do Sporting Clube de Portugal, conquistou o título de vice-campeão com 02:03:14, enquanto Miguel Tomé, do SFRAA TRIATLO, alcançou a terceira posição com 02:03:27.

Campeões Nacionais 25-29

Com este escalão a incluir atleta femininas na disputa do pódio, foi Ana Caramelo, do Clube Oriental de Lisboa, que venceu a competição com 02:26:50, Samira Bühler, do Estoril Praia Credibom, ficou no segundo lugar com 02:34:21 e Bárbara Correia, do Peniche A. C., subiu ao terceiro lugar do pódio com 02:40:07.

Em masculinos, André Duarte, do OutSystems Olímpico de Oeiras, alcançou a vitória com 02:02:17, Filipe Ribeiro, do Estoril Praia Credibom, foi ao pódio na segunda posição com 02:06:44 e João Rodrigues, do A. R. Casaense, ficou no terceiro lugar com 02:07:11.

Campeões Nacionais 30-34

Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, foi a grande vencedora do seu escalão, alcançando também a primeira posição da geral com 02:20:17, Susana Mateus também do Núcleo do Sporting da Golegã, foi vice-campeã com 02:20:21 e Tuxa Negri, do CNATRIL Triatlo, conquistou a terceira posição com 02:21:07.

Na prova masculina, Mikael Eriksson, do Sporting Clube de Portugal, venceu a competição com 02:00:14, Nuno Rodrigues, do CNCVG, ficou no segundo lugar com 02:02:53 e Bruno Caetano, do OutSystems Olímpico de Oeiras, conseguiu a terceira posição com 02:07:28.

Campeões Nacionais 35-39

Neste escalão, foi Priscila Gonçalves, do Estoril Praia Credibom, que alcançou a vitória com 02:36:30, Natália Guilherme, do CNATRIL Triatlo, ficou no segundo lugar com 02:36:52 e Maria Areias, do DAR-Recardães EXPansion, foi terceira classificada com 02:40:00.

Filipe Marques, do Estoril Praia Credibom, chegou na frente com 02:02:39, alcançando assim o título de campeão nacional, com Ricardo Costa, do Triatlo Clube Tap, a conquistar a segunda posição com 02:03:07 e João Bragadeste, do Clube Praças da Armada, a ocupar o terceiro lugar do pódio com 02:03:46.

Campeões Nacionais 40-44

Hanna de Sousa, do Núcleo do Sporting da Golegã, foi campeã nacional com 02:29:01, com Patricia Rivotti, do Triatlo SUColarense, a alcançar o segundo lugar com 02:39:18 e Liana Silva, do Alhandra Sporting Club, a conquistar a terceira posição com 02:46:15.

O campeão nacional dos atletas masculinos foi Pedro Eloy, do OutSystems Olímpico de Oeiras, que fez o tempo de 02:01:49, com Sérgio Dias, do CNATRIL Triatlo, na segunda posição com 02:02:50 e Nelson Mestre, do Lusitano / Frusoal, a alcançar a terceira posição com 02:05:59.

Campeões Nacionais 45-49

Filipa Oliveira, do CNATRIL Triatlo, sagrou-se campeã nacional, com 02:30:59, com Carla Guerra, do CNCVG, a conquistar a segunda posição com 02:32:20 e Fernanda Marques Santinha, do Clube Oriental de Lisboa, fez o tempo de 02:35:18 alcançando o terceiro lugar.

Luís Diogo Santos, do CNATRIL Triatlo, foi campeão nacional com a marca de 02:03:21, partilhando o pódio com David Caldeirão, do Louletano, que alcançou aa segunda posição com 02:05:38, enquanto que Gonçalo Neves, do Clube de Natação de Torres Novas, subiu ao terceiro lugar do pódio com 02:10:52.

Campeões Nacionais 50-54

Neste escalão, a vitória foi alcançada por Filomena Gomes, do Outsystems Olímpico de Oeiras, que se sagrou campeã nacional com 02:44:35, seguida de Ruth da Cunha, do OutSystems Olímpico de Oeiras, que conquistou a segunda posição com 02:44:48 e Isabel Moreira, do Triatlo Fundação Salesianos, que fez um terceiro lugar com 02:45:26.

Em masculinos, Mário Machado, do Triatlo SUColarense, conquistou o primeiro lugar com 02:03:18, António Calafate, do Núcleo do Sporting da Golegã, alcançou a segunda posição com 02:10:10 e José Rui Galvão, individual, foi terceiro no pódio com 02:15:49.

Campeões Nacionais 55-59

Maria João Lima, da Associação Académica de São Mamede, foi a atleta mais rápida do escalão com 02:56:54 e Madalena Caninas, do Clube Oriental de Lisboa, ficou na segunda posição com 03:08:27.

Foi Simon Tayor, do Vela de Tavira, que alcançou o primeiro lugar conquistando o título de campeão nacional com 02:16:07, Miguel Fragoso, do OutSystems Olímpico de Oeiras, foi vice-campeão com 02:17:03 e Miguel T Duarte, individual, conquistou o terceiro lugar no pódio com 02:22:32.

Campeões Nacionais 60-64

Carlos Brito, do Vitória de Janes, foi campeão nacional, com a excelente marca de 02:12:47, com António Moura, do Pimpões Triatlo 02:39:44, a alcançar a segunda posição e José Domingues, do Triatlo Fundação Salesianos, a ficar no terceiro lugar com 02:41:08.

Campeões Nacionais 65-69

Fernando Feijão, individual, subiu ao mais alto lugar do pódio com 02:30:29, Francisco Salgado, do Estoril Praia Credibom, foi vice-campeão com 02:55:18 eCarlos Barata Correia, do Clube Oriental de Lisboa, ficou no terceiro lugar com o tempo de 02:58:17.

Campeões Nacionais 70-74

Linda Clarkson, do Fc Ferreiras, conquistou o título de campeã nacional com 03:27:52 –

José Alberto Domingos, do Lusitano / Frusoal, foi campeão nacional da sua categoria com 03:17:09.

Classificação geral

Nas classificações gerais, António Barata, do escalão 20-24, foi o atleta mais rápido em prova, com Mikael Eriksson, do grupo de idade 30-34 a alcançar a segunda posição e Pedro Eloy, 40-44 a ficar na terceira posição absoluta.

Liliana Veríssimo foi a atleta mais rápida da competição, com Susana Mateus a conquistar a segunda posição e Tuxa Negri a ser a terceira atleta a completar o percurso. Todas as atletas era do escalão 30-34.

Muitos parabéns a todos pelo esforço e resultados!

Consulte todos os resultados aqui