Treinadores de Triatlo obtêm acreditação pela International Triathlon Union

O programa de formação de treinadores de Triatlo da FTP- Federação de Triatlo de Portugal acaba de ser acreditado pela ITU International Triathlon Union. Com esta validação, que culmina um processo de acreditação iniciado em março de 2019, a FTP passa a integrar um grupo restrito de federações com formação reconhecida.

Os responsáveis da ITU avaliaram este sistema de formação como «muito evoluído, muito exigente para os treinadores e com o objetivo de desenvolver treinadores de triatlo muito competentes». Afirmaram que a acreditação foi um processo relativamente fácil, realçando também positivamente a abertura deste sistema de formação para a aceitação e partilha de novas ideias, nomeadamente lançando o convite a treinadores nacionais e estrangeiros para apresentarem conceitos inovadores.

Para Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, o sucesso do projeto de alto rendimento é baseado no esforço e qualidade dos treinadores, tanto daqueles que trabalham diretamente para a federação como dos treinadores dos clubes. «Com esta convicção, e sabendo que o programa de formação português se rege por padrões governamentais, estava convencido que conseguiríamos a acreditação, sendo esta a melhor maneira de reconhecer o trabalho desenvolvido diariamente pelos treinadores e clubes para manter e elevar o mais possível os padrões e objetivos». O dirigente reforça também a ideia que o processo de acreditação e outros processos semelhantes promovidos pela ITU são essenciais para alcançar a excelência.

O Coordenador da Formação da Federação de Triatlo de Portugal, Manuel Alves, salienta o background de mais de 20 anos na formação de treinadores, sendo que «a alta performance e as medalhas conquistadas advêm não só da partilha do conhecimento dos nossos treinadores, mas também das suas capacidades para trabalhar e motivar os atletas». Manuel Alves afirma, ainda, que esta acreditação demonstra que a FTP está a trabalhar na direção certa e continuará a privilegiar a formação de treinadores como um dos pilares do desenvolvimento do Triatlo em Portugal.

Por seu lado, a Federação de Triatlo de Portugal reconhece e aplaude o esforço de todos os treinadores na atualização constante dos seus conhecimentos, que se traduz na qualidade do trabalho realizado com os seus triatletas.

Com esta acreditação os treinadores de triatlo portugueses têm, assim, a sua formação internacionalmente reconhecida, o que lhes aumenta as oportunidades de uma carreira internacional.  Por tudo isto, a Federação de Triatlo de Portugal, os treinadores e os triatletas estão de parabéns!

Veja o programa de acreditação aqui