Os melhores do Triatlo Mundial estarão em Lisboa, Portugal
Três dias de grande ação de Triatlo Mundial irão iniciar já a partir de amanhã, 21 de maio, prolongando-se pelo fim de semana. A primeira prova tem partida marcada as 11h30 desta sexta-feira, em Marvila, Lisboa, com o único evento de Qualificação Olímpica de Estafeta Mista que irá colocar as três primeiras equipas na linha de partida em Tóquio 2020.  A equipa nacional será composta por Melanie Santos, João Silva, Helena Carvalho e João Pereira. A prova, com a distância super sprint e a mais curta do triatlo, terá apenas 300 metros de natação, 7,2 km de bicicleta e 1,8 km de corrida. É, portanto, um evento de extrema importância no contexto internacional do Triatlo.

Nos dias 22 e 23 de maio, a seguir à prova de qualificação da estafeta mista, Lisboa recebe a Taça do Mundo de Triatlo que conta com um nível competitivo elevado. O evento, que promete emoções fortes, inclui a presença de atletas olímpicos que irão alinhar este ano em Tóquio2020.

Evento de Qualificação Olímpica da Estafeta Mista, sexta, 21 de maio

Com as equipas de França (campeã mundial), da Austrália, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Alemanha, Holanda, EUA e o anfitrião Japão também já qualificados, e numa prova tão imprevisível como as estafetas mistas, cada uma das 15 equipas que participa no evento em Lisboa sabe que o ambicionado pódio poderá estar ao seu alcance. Com o apuramento direto para Tóquio, cada uma das três equipas participantes irá lutar ao máximo para a sua qualificação, que também garante entrada direta na prova individual.

A seleção nacional será composta por quatro elementos que integram o Programa de Preparação Olímpica: Melanie Santos, João Silva, Helena Carvalho e João Pereira. A equipa portuguesa irá lutar pelo pódio e tentar garantir mais uma vaga feminina nos Jogos Olímpicos.

As equipas europeias apresentam-se fortes para a prova de sexta-feira, com o habitual quarteto belga composto por Valerie Barthelemy, Jelle Geens, Claire Michel e Marten van Riel. Os quatro atletas, que estiveram em grande forma em Yokohama, têm uma grande experiência em competições em conjunto, tornando-os em candidatos favoritos ao pódio.

 Itália compete com os atletas Alice Betto e Angelica Olmo, Delian Stateff e Gianluca Pozzatti, entre os mencionados na start list, mas que também terminaram entre os 10 primeiros no Campeonato Mundial de estafetas Mistas em com Alessandro Fabian e a Campeã Mundial Júnior de 2019 Beatrice Mallozzi.

A seleção do Brasil terá certamente hipótese de lutar pelos primeiros lugares com Manoel Messias, Vittoria Lopes e Djenyfer Arnold, todos capazes de fazer a diferença na corrida, enquanto as mexicanas Michelle Flipo, Lizeth Rueda Santos e Claudia Rivas estão confiantes em Portugal após boas exibições no Campeonato do Mundo do Japão.

A Espanha conta com uma equipa experiente, com Fernando Alarza e Antonio Serrat Seoane prontos para competir ao lado de Miriam Casillas Garcia – 8ª em Yokohama – e Anna Godoy Contreras. Outro dos maiores nomes do Triatlo feminino, Nicola Spirig, lidera a equipa da suíça, enquanto os húngaros poderão ser adversários de peso já que incluem Bence Bicsak, Zsanett Bragmayer e Csongor Lehmann, todos com potencial para um bom desempenho na hora h.

A equipa da Noruega estreou-se na prova das estafetas mistas no Campeonato do Mundo em Hamburgo em 2020 no ano passado, onde Kristian Blummenfelt fez uma impressionante corrida: com Gustav Iden ou Casper Stornes com Lotte Miller sabem que com apenas um pódio e alguns bons resultados no período de qualificação podem ser suficientes para conseguirem estar em Tóquio2020.

As equipas que forem ao pódio em Lisboa entram diretamente para os holofotes de Tóquio; isto só acontece se os dois homens e as duas mulheres estiverem dentro do 140 do ranking olímpico. Com a atual classificação, haverá 16 equipas a alinhar na partida para a estreia da prova das Estafetas Mistas nos Jogos Olímpicos.

As equipas finais estarão disponíveis duas horas antes da prova aqui

22 e 23 de maio Taça do Mundo de Triatlo de Lisboa

22 de maio, 12h20 – Esta prova irá contar com uma start list muito competitiva, contando com os melhores triatletas mundiais. Os atletas nacionais Ricardo Batista, Campeão Mundial de Juniores em 2019 e Alexandre Nobre, 6º no Campeonato do Mediterrâneo em 2020, irão alinhar à partida da competição que irá contar com Kristian Blummenfelt, o norueguês que ocupa atualmente o número 1 do ranking mundial ao ter vencido a primeira etapa do Circuito Mundial em Yokohama. Mario Mola, de nacionalidade espanhola, tricampeão mundial em 2016,2017 e 2018 também marcará presença neste evento e Marten Van Riel, o belga que foi medalha de bronze na WTS em Edmonton, também integra a start list de estrelas da modalidade.

23 de maio, 13h30 – Na prova feminina, marcarão presença Summer Rappaport, a norte-americana número 2 do ranking mundial, medalha de prata na prova inaugural do circuito mundial no Japão no passado fim de semana, Vicky Holland, da Grã-Bretanha, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. A atleta portuguesa Melanie Santos também irá disputar a prova mundial.

Uma semana depois da WTS de Yokohama, que se realizou no dia 15 de maio no Japão, esta é a competição seguinte da qualificação olímpica, com a particularidade de incluir o único evento que qualifica diretamente as primeiras três equipas de Equipa de Estafetas Mistas. Quem ficar fora pódio, não participará na estafeta dos Jogos Olímpicos de Tóquio este ano.

Veja a Start List elite masculina aqui

Veja a Start List elite feminina aqui

A Taça do Mundo de Triatlo de Lisboa integra o programa de Lisboa, Capital Europeia do Desporto.

Visite o site do evento aqui: http://worldtriathlonlisbon.com/

Pode ver o evento em www.triathlonlive.org ou em direto na RTP2.

A Taça do Mundo de Triatlo de Lisboa integra o programa de Lisboa, Capital Europeia do Desporto.

Veja o site do evento aqui