As formações do Sporting Clube de Portugal, em femininos, e do Outsystems Olímpico de Oeiras, em masculinos, foram as grandes vencedoras da penúltima etapa da Taça de Portugal de Triatlo. A competição que teve lugar entre a localidade Galega de Goián, no Concelho de Tomiño, e Vila Nova de Cerveira, reuniu centenas de triatletas e foi parte integrante do XI Triatlo da Amizade. Um evento que simbolizou a harmonia entre as duas nações ibéricas e que promoveu a prática desportiva em ambiente de partilha e de coexistência.

Com partida e meta assinaladas no Espazo Fortaleza da localidade de Goián, os triatletas que aceitaram o desafio de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida alinharam na margem do Rio Minho para o tiro de partida. À saída do primeiro segmento surgia na liderança da competição masculina o dueto José Pedro Vieira, Clube de Natação de Torres Novas, e Miguel Tiago Silva, Outsystems Olímpico de Oeiras, seguido de perto por intermédio de Pedro Mendes, Rio Maior Triatlo. A jovem dupla de triatletas nacionais entendeu-se bem na frente da prova e uniu esforços para aumentar a vantagem para o grupo perseguidor ao longo dos 20km que compuseram o sinuoso percurso de ciclismo. Na corrida, José Pedro Vieira mostrou maior qualidade e cortou a meta em primeiro lugar. Miguel Tiago Silva foi segundo classificado e Rafael Domingos, Outsystems Olímpico de Oeiras, concluiu o pódio masculino com o melhor registo no último segmento da prova.

Na frente feminina foi Daniela Sampaio, Alhandra Sporting Club, a primeira atleta a completar a natação. Com um excelente parcial no segmento de ciclismo, Katarina Larsson, Sporting Clube de Portugal, liderou o principal grupo da prova feminina e bateu-se com Ana Filipa Ferreira, Alhandra Sporting Club, pela vitória na competição. Larsson foi mesmo a mais forte ao longo de todo o percurso de corrida que uniu Vila Nova de Cerveira e o Espazo Fortaleza de Goián e acabou por vencer na 11ª edição do Triatlo da Amizade. Ana Filipa Ferreira terminou a prova em segundo lugar e a espanhola Nerea Castro Nogueira foi terceira.

Em termos coletivos a vitória nesta décima etapa da Taça de Portugal de Triatlo 2017 foi conquistada pelo Sporting Clube de Portugal, em femininos, e pelo Outsystems Olímpico de Oeiras, em masculinos. O Alhandra Sporting Club conseguiu o segundo lugar nas duas frentes da competição e a Associação Académica de São Mamede e Clube de Natação de Torres Novas foram terceiros em femininos e masculinos, respectivamente.

Em Vila Nova de Cerveira houve também lugar para os mais jovens terem nova oportunidade para praticar a modalidade, desta feita em ambiente internacional, num dos mais belos cenários ibéricos. A competição levou os pequenos triatletas a cumprir distâncias alinhadas com os diversos escalões e ficou marcada por momentos de grande divertimento, aprendizagem e convívio.

O XI Triatlo da Amizade foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e Concello de Tomiño que contou com o apoio técnico da Federação Galega de Triatlo e da Federação de Triatlo de Portugal.