Realizou-se em Sines no dia 3 de junho a primeira etapa do Nacional de Clubes disputada na distância sprint.
As atletas femininas foram as primeiras a alinhar à partida para fazer um tranquilo segmento de natação. Helena Carvalho foi a primeira atleta a sair da água seguida de Maria Tomé, do OutSystems Olímpico de Oeiras e Gabriela Ribeiro, do Alhandra Sporting Club.

Foram estas três atletas que formaram o grupo da frente liderando todo o ciclismo, ganhando cerca de 25’ de vantagem para o grupo perseguidor onde seguia Beatriz Santos, que fechava a equipa com o Olímpico.

Foi na corrida que Helena Carvalho e Maria Tomé se destacaram, com a Gabriela Ribeiro no encalço ligeiramente atrás.

Maria Tomé e Helena Carvalho estiveram na frente da prova do início ao fim, com a primeira a adiantar-se para a meta e a vencer a geral feminina com 01:08:29 com Helena Carvalho a terminar 3” mais tarde na segunda posição com 01:08:32. Gabriela Ribeiro ocupou o terceiro lugar do pódio com 01:09:50.

«Estávamos presentes para conquistar a vitória e o objetivo era trabalhar em conjunto para conseguir fechar com os três melhores tempos das atletas», afirma Maria Tomé. «Eu e a Helena tentámos fazer o segmento de natação juntas para conseguir trabalhar as duas no ciclismo, ganhando tempo para as atletas das outras equipas.

Vitória feminina para o OutSystems Olímpico de Oeiras, com Maria Tomé, Helena Carvalho e a júnior Beatriz Santos, com o Alhandra Sporting Club a ocupar a segunda posição com Gabriela Ribeiro, Ana Ramos e Ana Filipa Ferreira. O Clube de Triatlo do Fundão alcançou a terceira posição com Maria Gonçalves, Carolina Boulhosa e Rita Matos.

Na prova masculina, Miguel Tiago Silva e Ricardo Batista  foram os primeiros atletas a sair da água, formando o primeiro grupo de ciclismo com três elementos do Clube de Torres Novas e dois do OutSystems Olímpico de Oeiras. No segundo grupo seguiam elementos do Estoril Praia, Olímpico e  Alhandra, juntando-se o espanhol Sergio Baxter, do Torres Novas que, tal com Pedro Gaspar, alcançou o primeiro grupo que passou a ser constituído por sete elementos.

O vencedor à geral foi Ricardo Batista com 00:59:01, Sergio Baxter ficou na segunda posição com o tempo de 00:59:03 e Alexandre Montez fechou o pódio absoluto com a marca de 00:59:07.

«Correu muito bem, era difícil ter corrido melhor», conta Ricardo Batista.« Sabíamos que íamos ter adversários fortes, mas conseguimos controlar desde o início da competição, colocando os quatro elementos no primeiro grupo de ciclismo, os mesmos que seriam necessários para fechar a equipa na fuga da prova.»

O Clube de Natação de Torres Novas venceu esta primeira etapa do Nacional de Clubes com Ricardo Batista, Sergio Baxter, João Nuno Batista (primeiro cadete com um excelente resultado) e José Pedro Vieira. Na segunda posição ficou o OutSystems Olímpico de Oeiras com Alexandre Montez, Miguel Tiago Silva, Tiago Fonseca e João Chagas.  O Estoril Praia Credibom conquistou o terceiro lugar com Gi Maia, Rafael Domingos, José Cabeça e Alberto Casillas.

Alexandre Montez e João Nuno Batista na saída da água

Alexandre Montez e João Nuno Batista na saída do primeiro segmento de natação

Muitos parabéns aos atletas e respetivas equipas!

Veja todos os resultados aqui

Campeonato Nacional Universitário 2021

O Triatlo de Sines integrou também o Campeonato Nacional Universitário, com vitória para Joana Miranda, do Instituto Politécnico de Santarém. Carolina Boulhossa, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, foi vice-campeã universitária e Joana Tomé, da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ficou na terceira posição.

Gil Maia, da Universidade do Porto, foi Campeão Nacional Universitário, João Chagas, do Instituto Politécnico de Santarém, subiu ao segundo lugar do pódio e João Bernardo Queirós, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, conquistou a terceira posição.

As próximas provas do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo realizar-se-ão no dia 24 de julho e 5 de setembro.

Consulte o calendário competitivo aqui