A segunda edição do Setúbal Triathlon teve lugar no dia 8 de abril, com 600 participantes a esgotarem inscrições.

No dia 8 de abril realizou-se a segunda edição do Setúbal Triathlon com mais de 600 triatletas a alinharem à partida.
Estas seis centenas de atletas nadaram 1,9km numa única volta no rio Sado, pedalaram 90km na desafiante Serra da Arrábida e correram 21,1km no centro de Setúbal, tendo a Av. Luísa Todi como a principal artéria das voltas de corrida. Dos inscritos, 93% eram homens e 7% mulheres, e embora o sexo feminino esteja ainda pouco representado duplicou este ano o número de inscritas.

O percurso de ciclismo é desafiante e sobe à serra da Arrábida

Com inscrições esgotadas a dois meses do evento, este triatlo de média distância é uma prova aberta a todos os triatletas federados e não federados que queiram desfrutar de um triatlo longo, com muitos atletas amadores – portugueses e também este ano com alguns estrangeiros – a desafiarem-se um pouco mais.

A disputa feminina pelos primeiros lugares…

Ana Filipa Santos, Rio Maior Triatlo, venceu o Setúbal Triathlon; Olga Kowalska (Trinergy Team) subiu ao segundo lugar do pódio com 04:54:30 e a terceira classificada foi Abigail Brooks Santana

Ana Filipa Santos venceu o Setúbal Triathlon; Olga Kowalska subiu ao 2ºlugar do pódio e Abigail Brooks Santana foi 3ªclassificada

O dia amanheceu sem chuva e foi num bonito cenário de sol que se deu início a este Setúbal Triathlon com Abigail Santana e Ana Filipa Santos a saírem da água nos primeiros lugares, embora, no segmento de ciclismo, Ana Filipa Santos tenha conseguido passar para a frente e assumir o comando da prova.

Na corrida teve como principal perseguidora a polaca Olga Kowalska, «a quem agradeceu no final da competição por ter apertado com ela durante aquele segmento». Filipa já se tinha cruzado numa prova internacional com a triatleta polaca que a tinha ultrapassado, pelo que pensou que desta vez‘não iria perder esta vitória em casa’. A triatleta portuguesa foi sempre a liderar a competição, tendo terminado sem forças por causa da emoção que a dominou ao cortar a meta, triunfo que dedicou à mãe e ao padrinho.

A atleta do Rio Maior Triatlo venceu o Setúbal Triathlon com o tempo de 04:53:54. Olga Kowalska (Trinergy Team) subiu ao segundo lugar do pódio com 04:54:30 e a terceira classificada foi Abigail Brooks Santana (05:07:23).
Seguiram-se Liliana Veríssimo no quarto lugar com 05:26:57 e Ana Isabel Lopes na quinta posição com 05:29:30.

A competição masculina na conquista do pódio do Setúbal Triathlon!

O vencedor da prova a festejar ao lado do treinador, Paulo Antunes

O vencedor João Francisco Ferreira a festejar a vitória lado do treinador, Paulo Antunes!

Na competição masculina, João Francisco Ferreira, do Estoril Praia Triatlo, foi o primeiro a sair da água, tendo-se destacado no segmento de ciclismo, com Rui Dolores, do Amiciclo de Grândola, a assumir o papel de principal perseguidor. João soube gerir a liderança no ciclismo, na corrida «pensava que era só gerir, mas tive que acelerar», disse o campeão nacional de Triatlo Longo, que acabou por se estrear na prova com um triunfo e com o tempo 04:16:04. O vencedor do Setúbal Triathlon terminou bastante à vontade a caminhar nos últimos metros, agradecendo o apoio do entusiasta público que o aplaudiu até à meta.

Rui Dolores manteve a segunda posição (04:16:52) e no terceiro lugar ficou Sérgio Marques. O triatleta recuperou no ciclismo após um segmento de natação menos conseguido, mas conseguiu recuperar, fazendo lado a lado com o seu adversário Sérgio Dias acabando por vencê-lo e ficar em terceiro lugar no pódio com 04:28:13.

No quarto e quinto lugares, ficaram então Sérgio Dias, do Tri-Oeste, e Rui Narigueta, do OutSystems Olímpico de Oeiras, com 04:30:38 e 04:31:49, respetivamente.

Este triatlo tem uma excelente organização que ajuda os triatletas a cumprirem o objetivo de que se propuseram; de salientar ainda o espírito descontraído dos simpáticos speakers que tornam o ambiente mais acolhedor para quem assiste e para os competidores que na sua maioria terminaram a prova visivelmente satisfeitos e de sorriso estampado na cara.

O Setúbal Triathlon é uma organização da HMS Sports, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Os resultados completos e os diplomas de participação podem ser consultados no sítio oficial do evento

O vencedor da prova a festejar ao lado do treinador, Paulo Antunes

O Setúbal Triathlon regressa em 2019, parabéns a todos os participantes que superaram este desafio!